Intelectual Islâmico Apoia a Construção do Terceiro Templo em Jerusalém

Devido a algumas solicitações e com o objetivo de facilitar a compreensão, eu traduzi e legendei o vídeo da entrevista feita pelo intelectual Islâmico, Adnan Oktar, ao escritor e pesquisador Joel Richardson. Adnam Oktar é um intelectual respeitado no mundo Islâmico que escreveu centenas de livros e brochuras e possui muitos seguidores, tendo assim grande influência no mundo Islâmico, principalmente na Turquia. Joel Richardson é um escritor e pesquisador Cristão americano com várias obras relacionadas à escatologia Cristã e à Cultura Islâmica.

A entrevista aborda a construção do Terceiro Templo do povo de Israel em Jerusalém, a vinda do Messias Islâmico, conhecido como Mahdi e outros temas referentes à escatologia Islâmica. Como a cultura escatológica Islâmica é pouco conhecida em ambientes Cristãos, preciso antes dar um contexto sobre a mesma e isso irá facilitar o seu entendimento. Não vou fazer um artigo profundo sobre isso agora, pois vou deixar para um post futuro que será específico sobre esse assunto na minha série de artigos relacionados à escatologia.

O que chama muito a atenção é o fato de existir alguém de influência no mundo Islâmico que, além de apoiar a construção do Terceiro Templo de Jerusalém, ainda reconhece que Israel possui o direito à Terra Prometida. Talvez isso ajude a compreender como poderia Israel vir a construir o Templo nesta época turbulenta. Para Adnan Oktar, isso seria fruto de um processo de paz liderado pelo Messias Islâmico. É importante salientar que essa idéia é proveniente de um Islâmico, pois Israel é hoje uma “ilha” cercada por todos os lados de países majoritariamente Islâmicos que não reconhecem o Estado de Israel. Seria esse o caminho para o tão sonhado acordo de paz, desejado por Israel?

Bem, para ver a entrevista e poder a compreender melhor é necessário conhecer um pouco da escatologia Islâmica, você irá reparar que ela se parece muito com a escatologia Cristã, mas de maneira inversa, ou seja, o Messias Cristão (Jesus Cristo) seria o anticristo Islâmico e o anticristo Cristão seria o Mahdi, o messias Islâmico. O Jesus Islâmico seria apenas um profeta do Islã, cujo objetivo seria auxiliar o Mahdi (Messias Islâmico) no governo que ele faria para fazer do Islã a religião única e possuir o domínio mundial, para isso ele faria prodígios e maravilhas e explicaria aos Cristãos que ele não é o filho de Deus e nem que morreu na cruz, como hoje é a doutrina Islâmica sobre Jesus. Dessa forma esse Jesus Islâmico, teria muitas das características do falso profeta conhecido pela doutrina escatológica Cristã.

Sendo assim, segue um vocabulário pequeno e rápido de termos e conceitos do Islamismo para permitir uma melhor  compreensão do assunto e da entrevista:

  • Casa de Salomão, Casa de Adoração: são sinônimos para o Terceiro Templo de Israel em Jerusalém. Esse templo, seria construído junto à Mesquita de Omar que está atualmente no antigo “pátio dos gentios”. Assim teríamos a Mesquita e o Templo lado a lado.
  • Mahdi ou Mehdi: de acordo com as versões xiitas e sunitas da escatologia islâmica, seria o redentor profetizado do Islã, que permanecerá na Terra por sete, nove ou dezenove anos (de acordo com as diferentes interpretações) antes da chegada do dia do juízo final. Os muçulmanos acreditam que o Mahdi, juntamente com Jesus (Islâmico), livrará o mundo do erro, da injustiça e da tirania; e estabeleceria o domínio do Islã no mundo como única religião e imporia a Lei Islâmica (Sharia) sobre todos os povos do planeta.
  • Jesus Islâmico: para os muçulmanos, Jesus foi apenas um grande profeta e não é o filho de Deus e nem morreu na cruz e virá novamente, junto com o Mahdi, para então esclarecer aos Cristãos (chamado povo do livro) de todo o mal-entendido sobre essas questões, afirmando não ser filho de Deus e que não morreu na Cruz. Irá realizar prodígios e maravilhas e ajudará no estabelecimento do Islã como a religião mundial. Alguns escatológos Cristãos acreditam que isso poderia trazer a “grande apostasia” comentada no Novo Testamento.
  • Dajjal (algo como o anticristo do Islã): segundo a escatologia Islâmica, ele é o messias impostor que irá se passar pelo Messias durante o reinado do Mahdi e que irá testar os fiéis Islâmicos com a afirmação de que é o filho de Deus e salvador do mundo.
  • Djinns: são seres mitológicos com poderes mágicos que vivem na Terra (os famosos gênios da “lâmpada” que aparecem nos contos árabes), mas vivem de forma oculta, são similares aos chamados demônios na cultura cristã. Existe um livro chamado “Testamento de Salomão” ou “A chave Menor de Salomão”, que alguns dizem ser proveniente de Salomão, o que é muito improvável, e que narram histórias sobre demônios, é um livro muito conhecido no meio Islâmico. Por isso, durante a entrevista, Adnan menciona o relacionamento de Salomão com os Djinns.

Existem muitos outros conceitos, mas não é o meu objetivo aborda-los neste artigo. Para tanto, recomendo a leitura do livro “The Islamic Antichrist” (veja aqui) de Joel Richardson para compreender melhor essas questões. Vamos a entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *