Rússia Conduz Vôo de Observação Sobre os EUA

por Kukil Bora,

 

Em uma tentativa de promover a transparência das atividades militares entre os dois países, a Rússia vai realizar um vôo de observação sobre os Estados Unidos, como parte do Tratado de “Céus Abertos”, entre 08 de dezembro e 13 de dezembro, disse nesta segunda-feira, Sergei Ryzhkov, chefe do Centro de Redução de Risco Nuclear Nacional da Rússia redução.

O vôo será lançado da Base Aérea de Travis na Califórnia e cobrirá um alcance máximo de 2.640 milhas. Um grupo de especialistas norte-americanos também vai embarcar no avião russo para monitorar o vôo e para assegurar que as normas do tratado não sejam violados. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o Tratado de “Céus Abertos” permite que 34 países participantes realizem vôos de observação sobre os territórios uns dos outros para coletarem informações através de imagens aéreas das forças militares e atividades que são de interesse para eles.

“No âmbito do Tratado internacional de ‘Céus Abertos’, um grupo de inspetores russos planejam realizar um vôo de observação através de um avião de observação russo Tupolev, Tu-154M-LK-1,  sobre o território dos Estados Unidos”, disse Ryzhkov à Ria Novosti.

O anúncio vem depois que um avião militar dos EUA supostamente realizou vôos de vigilância sobre a Rússia no mês passado para capturar imagens de equipamentos militares da região. A missão foi realizada em meio ao crescente isolamento enfrentado pela Rússia após as sanções impostas contra ela pelos EUA e a União Europeia devido a crise da Ucrânia.

“A maioria do mundo não tem idéia de que este tratado ainda existe”, disse Chris Nelson, Comandante da Marinha Americana, que estava supervisionando a missão sobre a Rússia, na época, ele foi citado pelo site Military.com como que dizendo: “Sempre que eu menciono que os russos pilotam aviões sobre os EUA tirando fotos, isso funde a cabeça das pessoas”.

Assinado em março de 1992, em Helsínquia, o Tratado de “Céus Abertos” entrou em vigor em 1º de janeiro de 2002. A Rússia ratificou o tratado em 26 de maio de 2001.

 

* Artigo traduzido por mim, original aqui: Russia To Conduct Observation Flight Over US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *