A Economia Chinesa Pode Estar Em Pior Situação Do Que As Pessoas Imaginam

A China pode estar em pior forma do que as autoridades em Pequim estão dispostas a admitir.

Um analista da Evercore ISI analisou os números e estima que a economia chinesa realmente encolheu em julho, sugerindo que a previsão da China para 2015 é excessivamente otimista, se não irrealista.

“Nosso índice proprietário do Crescimento Sintético (SGI) caiu 1,1% mês a mês, em julho, e também foi para baixo em 1,1% ano-a-ano”, disse o analista David Straszheim da Evercore ISI.

Mesmo se nós ajustarmos nossa SGI para cima (por muito pouco representando a área de serviços – há falta de dados), acreditamos que o crescimento econômico real na China está muito abaixo do oficial de 7,0%. E não está melhorando“.

O SGI é uma média ponderada de sete componentes, incluindo transporte ferroviário de mercadorias, passageiros das companhias aéreas e consumo de energia elétrica.

O analista usou fontes independentes para a sua pesquisa, alegando que os dados divulgados pelos canais oficiais chineses são muito obscuros devido a uma ausência de deflatores reais ou nominais consistentes para se trabalhar.

“Não existem componentes para análise. Nenhum produto interno bruto real publicado frequentemente”, disse ele.

O principal argumento a partir da análise, de acordo com Straszheim, é a diferença entre os dados do PIB real da China e do SGI (ver gráfico abaixo).

A economia da China pode estar encolhendo, ao contrário do quadro róseo retratado pelos dados oficiais. Se o padrão se aplica, a economia chinesa não irá provavelmente se recuperar em breve, e isso provavelmente vai pressionar o governo a introduzir medidas mais monetárias e fiscais para apoiar o crescimento.

As queixas sobre a falta de transparência e a credibilidade dos dados chineses têm sido um refrão comum.

O gestor de fundos de hedge de alto perfil, Jim Chanos da Kynikos Associates, tem por anos avisado sobre a corrupção na China e afirmou que os dados do país não são confiáveis. Veja: Por que Jim Chanos pensa que a China poderia ser a próxima Grécia.

E os críticos permanecem vocais sobre o papel do governo na economia e os mercados financeiros na sequência da crise do mercado de ações.

Carson Block, fundador da Muddy Waters LLC, disse recentemente ao MarketWatch nos comentários por e-mail que “as empresas chinesas não têm a fundamentos, governança ou transparência para merecer altas avaliações”.

Fonte: China’s economy may be in worse shape than people think – MarketWatch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *