O ISIS e outros grupos islamitas “radicais” são impulsionados pela escatologia muçulmana

Comentário do Dr. Timothy R. Furnish sobre a palestra e o artigo gerado pela mesma: a palestra no Seminário Concórdia (St. Louis), sobre como a escatologia islâmica está motivando o ISIS e alguns outros grupos terroristas muçulmanos, foi coberta pelo repórter da Igreja Luterana-Sínodo de Missouri que publicou o artigo: “O ISIS e outros grupos islamitas radicais são impulsionadas pela escatologia muçulmana”. Infelizmente, até mesmo os jornalistas em minha própria denominação conservadora (tanto teologicamente, em geral, como também politicamente) foram infectados pelo politicamente correto; eu fiz questão de dizer que o ISIS e outros de sua laia são, na verdade, não “radicais”, mas literais quando se trata do Corão e dos hadiths. Então, basta ler o artigo (abaixo)!

 

por Roger Drinnon,

 

Os militares e os moradores que fugiram de Kobani, uma cidade curda na fronteira com a Síria e com o distrito de Suruc da Turquia, assistem à batalha em 12 de outubro.

 

ST. LOUIS – Para estabelecer um mundo governado pela lei islâmica, Jesus e o Mahdi lutarão contra o enganador al-Dajjal (algo similar a um anticristo islâmico) e depois converterão todos ao islamismo para inaugurar o fim dos tempos. Espere … o quê? Jesus?

Grupos extremistas islâmicos, como o Estado Islâmico do Iraque e al-Sham (ISIS), buscam trazer este cenário escatológico através de ataques terroristas, operações de militantes violentos, propagandas bem financiadas e esforços de proselitismo agressivo, de acordo com um especialista em escatologia da religião.

A escatologia islâmica foi o tema em 23 de outubro, da palestra do Dr. Timothy R. Furnish, no Seminário Concórdia, em St. Louis, intitulado “A Luta pelo Fim do Mundo (Cristão)”. A palestra foi organizada pelo Instituto Étnico Imigrante de Teologia (EIIT), um programa especializado do seminário de educação teológica para a liderança pastoral dentro das congregações LCMS baseada em imigrantes.

 

Dr. Timothy R. Furnish

 

Furnish tem um Ph.D. em História Islâmica pela Universidade Estadual de Ohio, assim como um Mestrado em Religião pelo Seminário Concórdia. Ele é um veterano do exército norte-americano e consultor militar e da comunidade de inteligência dos Estados Unidos.

“O Islã afirma ser o corretivo para as religiões” corrompidas “do judaísmo e do cristianismo”, disse Furnish. “Na visão islâmica, [divinas] revelações foram dadas para três grandes grupos: para os judeus, há cerca de 1200 aC; para os cristãos do primeiro século A.D.; e, em seguida, 600 anos depois, a revelação final para [o fundador do Islã] Maomé”.

Furnish descreveu o Islã como uma religião baseada na teologia de obras, em que alguém é considerado justo por Alá, o deus muçulmano, através de suas ações e de sua aderência à lei islâmica. Ele disse que a maioria dos muçulmanos acreditam num precursor para o fim dos tempos, Jesus – o qual os muçulmanos acreditam ser apenas um profeta mortal, não o Filho de Deus – e o al-Mahdi, que significa “divinamente guiado”, ambos virão para estabelecer uma califado muçulmano em todo o mundo, onde as pessoas ou se convertem ao islamismo ou serão mortas. Ambos os muçulmanos, sunitas e xiitas, acreditam no Mahdi, mesmo que ele não esteja mencionado no Corão – o livro sagrado dos muçulmanos. Furnish disse que a crença no Mahdi vem do Islã autoritário, os “hadiths”.

“As Informações sobre o Mahdi e o Dajjal, o equivalente muçulmano de uma figura como uma espécie de anticristo muçulmano, ocorre apenas nos hadiths”, disse Furnish. “Os hadiths autoritários são uma coleção de vários volumes de ditos atribuídos a Maomé que são secundários em autoridade – mas apenas um pouco secundário – ao Corão”.

Ele disse que muitos muçulmanos alegaram serem o Mahdi ao longo dos séculos seguintes à fundação do Islã.

Como os muçulmanos acreditam que o estabelecimento de um califado islâmico em todo o mundo sob o domínio do Mahdi é necessário para trazer o dia do julgamento, os grupos extremistas islâmicos acreditam que uma “jihad” violenta (o que significa linguísticamente “luta”, mas historicamente significa “guerra santa contra os não-muçulmanos”) irá acelerar o estabelecimento do califado e, portanto, a resolução divina da existência humana. Furnish disse que alguns muçulmanos, especialmente certos grupos sunitas, inflexivelmente acreditam que podem “iniciar o apocalipse”. Este objetivo apocalíptico representa uma terrível ameaça para os cristãos e as sociedades ocidentais em geral, que são demonizados como “infiéis”, não apenas por grupos muçulmanos “extremistas”, mas também pelo ensino islâmico dominante, seguindo o Alcorão e os hadiths. A ameaça de grupos como o ISIS, também conhecido como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou ISIL, continua a ser avaliado nos mais altos níveis das forças armadas dos EUA.

“Alguns deles procuram estabelecer um sentido do Islã político e da teocracia sob a Lei [islâmica] da sharia, e alguns deles são apocalípticos … o que significa que eles têm uma visão de mundo … tal que os torna, acredito eu que, especialmente perigosos”, disse o general do Exército Martin E. Dempsey, presidente do Joint Chiefs of Staff, durante o Fórum de Segurança de Aspen em julho. “[O ISIS] busca um senso de legitimidade religiosa; seus líderes acreditam que eles são os herdeiros do califado islâmico … Eles só podem sustentar a legitimidade religiosa se continuarem a ter sucesso, de modo que este não é um grupo que pode ir até a metade. Eles tem de continuar se movendo em direção ao seu ‘fim-dos-dias’, a narrativa apocalíptica final ou ele irá perder o apoio, porque perderá a legitimidade religiosa”.

Furnish disse que outros elementos-chave da estratégia islâmica para estabelecer o califado mundial incluem propaganda missionária muçulmana bem-financiada, ou “da`wah“, e conversões forçadas ao Islã. O ISIS ainda tem sua própria revista chamada Dabiq. O financiamento para o da`wah vem de uma variedade de fontes, incluindo árabes Sauditas, doadores não-estatais e os lucros ilícitos do ISIS, provenientes de atividades criminosas como o tráfico de pessoas (uma edição recente da Dabiq declarou que os não-muçulmanos podem ser escravizados sob a lei islâmica), do contrabando e do tráfico de artefatos arqueológicos roubados. Ele também explicou como os hadiths permitem e até incentivam os muçulmanos para enganarem os não-muçulmanos pela propaganda, como parte da estratégia para estabelecer o califado – uma tática conhecida como “taqiyyah“, ou mentira permitida.

Furnish, com um pouco de ironia, credita os estudos de sua vida ao falecido ator Charlton Heston. Quando jovem, Furnish viu o filme de 1966 “Khartoum”, onde Heston interpretou o general britânico Charles Gordon, que foi contratado pelos otomanos para defender a cidade sudanesa das forças de um exército jihadista liderado por Muhammad Ahmad (que se declarava o Mahdi), durante o cerco de Cartum, no final do século 19.

 

* Artigo traduzido por mim, link original aqui: ISIS, other radical Islamists driven by Muslim eschatology

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *