A Cura Na Orla de Suas Vestes

orla

Por que a mulher do fluxo de sangue, assim como muitos outros que tocavam a orla das vestes de Jesus eram curados? E por que eles acreditavam que se somente tocassem nas extremidades das vestes de Jesus eles seriam curados?

Veja os relatos abaixo:

Então, estando [Jesus] já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré. Reconhecendo-o os homens daquela terra, mandaram avisar a toda a circunvizinhança e trouxeram-lhe todos os enfermos; e lhe rogavam que ao menos pudessem tocar na orla da sua veste. E TODOS os que tocaram ficaram sãos.” (Mateus 14:34-36)

Onde quer que ele [Jesus] entrasse nas aldeias, cidades ou campos, punham os enfermos nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quantos a tocavam saíam curados.” (Marcos 6:56)

Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar [e que gastara com os médicos todos os seus haveres], veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.” (Lucas 8:43-44)

A explicação é muito simples e requer observar o que as profecias diziam a respeito do Messias, no caso, basta ler este texto de Malaquias …

Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.” (Malaquais 4:2)

Essa tradução, assim como outras, dificulta o entendimento para quem não conhece o hebraico, portanto, observe:

  • O termo “salvação” vem de מרפא (marpe’) que significa: 1) saúde, recuperação, cura, salvação. A raiz dessa palavra é רפא (rapha’) que refere-se a: curar, tornar saudável; referindo-se a Deus como a fonte da cura (cabe aqui lembrar que um dos nomes de Deus, quando transliterado para o Português, é “Jeová-Rafah”, o Deus que cura, “O Senhor que sara”, como está escrito em Êxodo 15:26).
  • O termo “asas” vem de כנפּ (kanaph) que significa: 1) asa, extremidade, beira, alado, borda, canto, veste 1a) asa 1b) extremidade 1b1) orla, canto (da veste). Veja outro texto profético relacionado a esse termo, mas com outra tradução para o Português em Zacarias 8:3, “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste (כנפּ kanaph) de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco“.
  • O termo “justiça” vem de צדקה (ts@daqah) que significa: 1) justiça, retidão 1a) retidão (no governo) 1a1) referindo-se ao juiz, governante, rei 1a2) referindo-se à lei 1a3) referindo-se ao rei davídico, o Messias.

Portanto, as pessoas da época que conheciam as profecias sobre o Messias tão aguardado, sabiam que a extremidade de suas vestes trazia cura para os enfermos, pois conhecendo o significado dos termos colocados acima podemos ler o versículo de Malaquias dessa forma:

Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça [o Messias], trazendo cura [saúde] nas extremidades, nas orlas de suas vestes; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.” (Malaquais 4:2)

Jesus, como testemunhado nos evangelhos citados acima, estava cumprindo a profecia de Malaquias como era esperado que o Messias o fizesse. A fé, a crença dessas pessoas de que Jesus era o Messias esperado que viria (nasceria), funcionava como uma chave que conectava o cumprimento da profecia de Malaquias com aquele que o buscava, acreditando ser ele o Messias que traria cura na orla de suas vestes.

2 thoughts to “A Cura Na Orla de Suas Vestes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *