Negue-se a si mesmo …

Jesus nos diz que para seguí-lo, devemos negar a nós mesmos, como está escrito:

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 16:24,25)

Perceba que o termo em grego para “negue” [ a si mesmo ] vem de “απαρνεομαι” (aparneomai), que significa: esqueçer de si mesmo, perder a visão ou interesse próprio, declarar não ter conhecimento ou ligação com alguém [no caso consigo próprio]. Esse é o mesmo verbo usado quando Pedro negou a Jesus (Mateus 26:34,35).

Negar-se, então, significa estar disposto a desconsiderar os seus próprios interesses pessoais em um dado momento … ou seja, “trair” o seu próprio impulso egoísta que procura governar o ego em sua vida diária.

É algo como “desligar” a velha natureza e “ligar” a nova …

… no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Efésios 4:22-24).

Negar a si mesmo significa “esquecer-se de si próprio“, porque você está inundado com o grande amor de Deus por sua alma e, portanto, você já “não se conhece mais”, segundo a carne, mas agora irá conhecer-se verdadeiramente em sua nova natureza de acordo com o Espírito de Deus …

Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:16,17).

Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15)

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis.” (Ezequiel 36:26,27)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *