O SENHOR Tem Cuidado de Nós

Como as circunstâncias da vida estão além do nosso controle, estamos naturalmente tentados a ceder à ansiedade sobre o futuro. As Escrituras deixam claro em várias passagens, no entanto, que devemos confiar no SENHOR “com todo o nosso coração” …
 
Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)
 
Confiai nEle, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” (Salmo 62:8).
 
Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7,8)
 
Confia os teus fardos ( יהב “y@hab” … teus cuidados, tuas ansiedades ) ao SENHOR, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmo 55:22)
 
Portanto, “lance o seu fardo sobre o SENHOR e Ele o sustentará”. Note que a palavra traduzida como “fardo” (ou seja, יהב “y@hab”) neste versículo do Salmo 55, acima citado, vem de um verbo que significa “dar”, “prover”, “atribuir” … o que sugere que nosso “fardo” é “algo que nos é dado”, isto é, as “cargas” ou as situações e circunstâncias de nossas vidas.
 
Partindo de uma forma figurativa, devemos “lançar a nossa sorte” sobre o SENHOR e confiar que Ele nos sustentará … A antiga tradução grega das Escrituras judaicas ( ou seja, a LXX / a Septuaginta ), traduz a palavra hebraica יהב “y@hab” como merimna ( μέριμνα ), que significa “ansiedade” ou “cuidado” … que é a mesma palavra que Pedro usou quando citou este versículo em sua epístola …
 
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade ( μεριμνα “merimna” ), porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6,7)
 
O verbo grego μεριζω “merizo”, significa ser fragmentado, cortado em pedaços ou dividido em partes e peças. Nós trazemos as nossas quebras, as nossas partes e peças para Deus – incluindo aquelas distrações terríveis que nos afastam dEle e que nos tornam interiormente fragmentados, quebrados – para então receber o cuidado de Deus por nós.
 
Faça isso hoje … agora … leve um coração quebrantado, leve seus fardos, sua carga diante do SENHOR, e saiba que Ele de forma alguma o desprezará, antes, terá cuidado de você, como bem sabia Davi …
 
Pois não Te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não Te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:16,17)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *