Como as circunstâncias da vida estão além do nosso controle, somos naturalmente tentados a ceder à ansiedade sobre o futuro. As Escrituras deixam claro em várias passagens, no entanto, que devemos confiar no SENHOR “com todo o nosso coração” …
“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)
“Confiai nEle, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” (Salmo 62:8).
“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7,8)
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6)
“Confia os teus fardos ( יהב “y@hab” … teus cuidados, tuas ansiedades ) ao SENHOR, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmo 55:22)
Portanto, “lance o seu fardo sobre o SENHOR e Ele o sustentará”. Note que a palavra traduzida como “fardo” (ou seja, יהב “y@hab”) neste versículo do Salmo 55, acima citado, vem de um verbo que significa “dar”, “prover”, “atribuir” … o que sugere que nosso “fardo” é “algo que nos é dado”, isto é, as “cargas” ou as situações e circunstâncias de nossas vidas.
Partindo de uma forma figurativa, devemos “lançar a nossa sorte” sobre o SENHOR e confiar que Ele nos sustentará … A antiga tradução grega das Escrituras judaicas ( ou seja, a LXX / a Septuaginta ), traduz a palavra hebraica יהב “y@hab” como merimna ( μέριμνα ), que significa “ansiedade” ou “cuidado” … que é a mesma palavra que Pedro usou quando citou este versículo em sua epístola …
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade ( μεριμνα “merimna” ), porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6,7)
O verbo grego μεριζω “merizo”, significa ser fragmentado, cortado em pedaços ou dividido em partes e peças. Nós trazemos as nossas quebras, as nossas partes e peças para Deus – incluindo aquelas distrações terríveis que nos afastam dEle e que nos tornam interiormente fragmentados, quebrados – para então receber o cuidado de Deus por nós.
Faça isso hoje … agora … leve um coração quebrantado, leve seus fardos, sua carga diante do SENHOR, e saiba que Ele de forma alguma o desprezará, antes, terá cuidado de você, como bem sabia Davi …
“Pois não Te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não Te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:16,17)
Muito bom seus artigos, gostaria de receber mais, tenho sede de conhecer as verdades bíblicas. …estudos e tirar dúvidas.
Muito obrigado meu irmão, pelo cuidado que tens tido comigo durante todos estes anos
Deus seja louvado pela sua vida
Deus o abençoe
Muito obrigado
Entregar tudo em confiança nas mãos de Deus e difícil, mas extremamente necessária, nossa fé é desafiada a cada dia! Deus abençoe grandemente e continue derramando grande sabedoria e bençãos que te faça prosperar e ir além
Muito agradecida pastor pela partilha da Palavra de Deus viva que nos ensina e que ao mesmo tempo cura as nossas mazelas, com seus comentários edificantes.
Que Nosso Pai Celestial nos abençoe em nome de Jesus Cristo.
No afã de querer ser crente, não podemos esquecer de sermos cristãos. Não podemos esquecer o mais importante que é um profundo relacionamento com Ele. Assim estaremos seguros.
Que Deus nos ajude permanecer na sua presença.
Artigos objetivos como esse nos ajudam lembrar que não é na força do nosso braço e sim na dependência d’Ele.
Obrigado por dividir conosco aquilo que o Pai te dá!
Descansem no Espírito Santo!
O Espírito Santo é o Descanso, ou seja o sábado, o dia é apenas uma figura que representa um conhecimento celestial.
O vocábulo “Shabat ” quer dizer descanso e não um dia da semana.
É bem mais simples do que isso; guarde a palavra, isso é guardar o Espírito.
O Apóstolo Paulo disse que resta ainda um descanso (Hebreus 4.1 ao 11) este descanso não é um dia da semana, mas o reino Milênial.
Amém Senhor
Uns nascem para ser obreiros,outros pastores …e o senhor nasceu para ser mestre.
Tem um Discernimento Espiritual diferenciado, vindo do Céu e dado por Deus.
O primeiro sentimento que Adão teve depois que desobedeceu, foi sentir medo de Deus, porém Deus não se agrada que tenhamos medo e sim da fé e confiança nEle. Esse estudo nos alimenta com os ensinamentos a respeito de como Deus quer que o busquemos. Com a firme confiança que Ele nos ajudará sempre. Obrigada. Fortaleceu mais ainda a minha fé.
Excelente e agradável palavras vindo de Deus. Muito obrigado meu irmão em Cristo.