Dica de Livro – Década Perdida (Dez Anos de PT no Poder)

Para quem já viu alguma entrevista ou leu algum artigo de Marco Antonio Villa, já percebeu que se trata de um dos grandes historiadores brasileiros de nossa época. A memória dele é invejável, não só pelo conhecimento dos fatos em si, mas pela abrangência e detalhes sobre eles, particularmente eu o invejo nisso. Eu li o  livro (veja aqui) ano passado logo após o lançamento e é bem consistente nas referências ao nosso passado recente, a abordagem ano a ano de Villa ajuda a refletir sobre cada um deles e perceber que somos consequências de nossas próprias escolhas, ao invés de vítimas como muitos gostam de filosofar. Como a época é propícia e as eleições se aproximam acho salutar que se lembrem do que foram os primeiros dez anos de PT no poder, afinal parece que muitos brasileiros tem uma memória muito curta mesmo.

Abaixo a sinopse sobre o livro como está no site da Saraiva:

O livro trata dos dez primeiros anos do Partido dos Trabalhadores no poder, de janeiro de 2003 a dezembro de 2012. Analisa, portanto, os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dois anos iniciais da gestão de Dilma Rousseff. Mais do que retrato definidor de uma Década perdida, o trabalho de Marco Antonio Villa desnuda padrões, revela modelos de comportamento, fixa estilos de conduta, o próprio modus operandi do PT no poder, o método, segundo o autor: aparelhar o Estado desde dentro e de forma que, progressivamente, não mais se distinga do partido.

Ao optar por um encadeamento cronológico, Villa dá a este livro, mais do que uma estrutura clara e leve, a temporalidade necessária à compreensão do que considera um golpe em pleno curso. Ao reconstituir criticamente os principais momentos de cada ano, destacando os fatos relacionados diretamente à forma petista de se servir da República, o autor, notável historiador, faz desfilar, por meio de prosa de rara categoria, o corpo da estratégia que fundamenta, como definiu o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, um “projeto criminoso de poder”.

Vale a leitura, é um livro relativamente pequeno que dá para ler antes do dia 05/10 e ir às urnas ainda mais consciente! Abaixo, uma entrevista de Marco Antonio Vila sobre o livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *