Reflexão sobre a distorção de Mateus 6:33

por Dionei Vieira,

Poucos textos são tão distorcidos, num sentido expansionista de seu significado, como vejo sendo feito com o contexto de Mateus 6:25-34. Vou explicar o porquê, mas antes complete para mim o seguinte versículo: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas ???????“.

Se você for como a grande maioria das pessoas que conhecem essa referência, deve ter completado o texto assim: “as DEMAIS coisas lhe serão acrescentadas“.

Bem, aí está justamente o problema, as pessoas expandiram o sentido original do texto para abarcar o que ele não diz, mesmo que tenha sido com uma boa intenção, talvez; … mas o texto não diz isso, … sendo assim observe o que diz o texto :

buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas“. (Mateus 6:33)

Entenda, o texto não diz as DEMAIS coisas, o texto diz ESTAS coisas; e sobre quais coisas ao que o texto se refere? A resposta está no contexto, veja:

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas ESTAS coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;” (Mateus 6:31-32)

Observe que em todo o contexto dos versículos 25 ao 34, Jesus se refere à alimentação (comida e bebida) e ao vestuário, e quando se refere a ESTAS coisas está se referindo unicamente ao que foi referenciado anteriormente. Mas o que vemos hoje? As pessoas trocaram o ESTAS, relacionados às questões de necessidade básica, para as DEMAIS, expandindo o conceito para abranger até mesmo o supérfluo, indo para os desejos pessoais (muitas vezes egocêntricos); coisas que abrangem carros, casas, iates, fortunas e outros.

Não estou dizendo que desejar estas outras coisas seja um problema em si ou que seja ruim, toda recompensa ao trabalho é bem-vinda, ainda mais quando abençoa aos demais, mas o que eu quero enfatizar é que o compromisso do texto e da promessa divina para com quem busca o Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar é de ter ESTAS necessidades básicas de alimento e vestuário atendidos, na verdade, todo o mais (as DEMAIS), em grande parte são apenas supérfluos, mas infelizmente o que vemos hoje em dia é que o supérfluo é o que é, de certa forma, enfatizado e não o básico ao que o texto se refere.

O que dizer então da prioridade recomendada pelo Senhor (de buscar primeiro o Seu reino e a Sua justiça)? A maioria esquece da recomendação sobre a prioridade, que deve ser atendida, e se concentra apenas no resultado desejado e expandido. Sendo assim, por vezes estamos incorrendo no erro que Paulo recomenda que se evite e que está relatado em I Coríntios 4:6: “ aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito;“.

Esse tipo de distorção, acaba focando no TER ao invés de focar no SER, e este é um grande problema, entre muitos outros, dos dias atuais.

Portanto, quando ler e meditar nesse trecho novamente, preste bem atenção nesse detalhe importante.

19 comentários em “Reflexão sobre a distorção de Mateus 6:33

  1. Notem a palavra “acrescentadas”
    Somente se acrescenta algo naquilo que já temos, o simples fato de buscar o reino e sua justiça faz que nos sejam acrescentados.

    Em 2 Cronicas capitulo 1 Salomão pede a DEUS sabedoria e conhecimento (para JULGAR) ser JUSTO e DEUS DEU a ele até aquilo que ele não pediu.

    1. Sim Derli, se for da vontade e permissão do Senhor, ele pode nos dar muito mais do que precisamos, afinal isso está até registrado em Efésios 3:20

      “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”;

      e eu não tenho nada contra isso, o meu ponto é lembrar e enfatizar que o texto de Mateus 6:33 assume um compromisso apenas com as necessidades básicas e fica a critério do Todo-Poderoso de dar além ou não, conforme a sua permissão e vontade, mas o que eu vejo é que muitos estão vinculando essas outras (demais) coisas, que não estão registradas no texto, como se fosse algo obrigatório a ser dado pelo Senhor como “prêmio” pela busca do Reino e da justiça.

    2. Oi Derli, obrigado pelos comentários, são enriquecedores. Entendi a sua concordância, apenas aproveitei também para esclarecer o ponto sobre o qual queria enfatizar.

    3. Essential versiculo mateus 6;33 nao se refere a prisperidade os versiculos anteriores tudo o que tem de cuidar de nos a respeito de vestir comer calçar ele Deus deixou bem claro que nao devemos preocupar nao andeis ansiosos Deus conhece e sabe do que precisamos se ele nos criou ele conhece nossa necessidade estao misturando nesse versiculo 6.33 prosperidade Deus nao prometeu prosperidade pra ninguem ele Fala que cuidadara de nos e Apostolo Paulo disse que nos temos que saber viver na escasex e bonança no versiculo 33 Deus ele nos admoesta que devemos buscar o reino de Deus o reino de Deus e santidade separaçao frutos do Espirito e tudo que nos acrescenta para o reino de Deus o espirirual e buscar a sua justice a obediencia a Deus viver a palavra praticar a palavra e se buscar o reino e sua justice essas coisas serao acrescentadas q coisas nesse versiculo o reino sua justiça que foi eu expliquei acima

  2. Sendo que DEUS sonda os nossos corações penso que ele deve ter visto o coração de Salomão em querer ser parecido com ele (DEUS JUSTO) Logo após aparecem para Salomão duas mulheres disputando uma criança, Salomão manda partir ao meio a criança e que cada uma ficasse com a devida parte da criança, na hora a verdadeira mãe aparece e não permite que seu filho seja partido ao meio Salomão foi imparcial e (JUSTO) por isso em Mateus 6 CRISTO diz Buscai e reino e sua JUSTIÇA e ele também diz ” pedis mas pedis mal para gastardes em vosso prazeres.

    1. A sua colocação foi perfeita e bem profunda. Entendi perfeitamente o seu discurso do texto que esta nos sendo proposto de Mateus 6:25-34. Diante de toda construção de sua análise acerca do texto exibido, meus parabéns e também por essas recomendações em prestar atenção no texto que lemos e em seus detalhes. Obrigada.

  3. Oh! Senhor Jesus, amém! Irmãos, cada dia que passa sentimos a proximidade do retorno do Senhor Jesus para arrebatar os Vencedores, portanto não preocupemos o que vamos comer, beber ou vestir. Busquemos (exercitemos) o nosso Reino e a nossa Justiça pregando o Evangelho da Graça de Deus (aos que não O conhece como Salvador) e o do Reino que O trará de volta distribuindo o Galardão (autoridade) reinando com Ele no Mundo que há de vir. Meditem em: Lc 17:20 e 21; Atos 20:17-24; Mt 24:14… Não é bem um comentário é uma realidade atual. NA PAZ do SENHOR.

  4. Parabéns Dionei, vc fez uma observação muito importante, eu completei a frase falando e quando fui ler percebi que por muito tempo falava errado, isso por ouvir Pastores falando no altar não sei se eles erram pelo mesmo motivo que eu ou por conveniência própria, por isso que temos que acompanhar a leitura para não comer da boca do povo. Que Deus te abençoe.

  5. Sempre acreditei que estava escrito em Mt 6,33 e as demais coisas vos serão acrescentadas isto é porque a gente ouve a pregação e não confere o que está escrito,até que um dia na escola bíblica o meu pastor perguntou diretamente para mim está escrito e todas as coisas ou as demais coisas e eu afirmei as demais coisas e ele perguntou novamente tem certeza? e eu tenho e ele disse abre a bíblia; levei o maior susto vi que toda vida ouvi distorção da palavra e não procurei saber que vergonha! está escrito “e todas estas coisas vos serão acrescentadas” foi muito bom ter acontecido isto aprendi muito agora toda pregação fico com a bíblia aberta e vejo quanta distorção da palavra de Deus,fica aqui um alerta. A paz do Senhor a todos!!!

  6. OLA GENTE!
    QUANDO A BIBLIA DIZ PARA BUSCARMOS O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, DEVEMOS NOS DEDICAR INTEIRAMENTE EM SUA OBRA, POR AMOR E NÃO POR BARGANHA,ISTO É, NÃO QUE NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM ESSAS COISAS QUE O TEXTO DIZ (COMIDA , BEBIDA , VESTIMENTA…), O REINO DE DEUS VAI MUITO MAIS ALÉM, QUANDO BUSCAMOS A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, AQUILO QUE NÃO É PASSA A SER, AQUILO QUE É IMPOSSÍVEL TORNA POSSÍVEL, QUANDO BUSCAMOS A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, TODAS AS COISAS COOPERAM AO NOSSO FAVOR (ROMANOS 8:28),QUANDO BUSCAMOS A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, MIL CAIRÃO AO NOSSO LADO E 10 MIL A NOSSA DIREITA, MAS NÓS NÃO SEREMOS ATINGIDOS, POR QUE É PROMESSA DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS……O SENHOR , ELE É O DONO DA PRATA E DO OURO, E O QUE ELE TEM PARA NOS DAR VAI MUITO ALÉM DO QUE COMIDA , BEBIDA , OU VESTIMENTA, VAI MUITO ALÉM DAQUILO QUE PENSAMOS OU PODEMOS IMAGINAR, MAS TEM CONDIÇOES!!! 2°CRONICAS 7:14 ”SE O MEU POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAE E ORAR, BUSCAR VERDADEIRAMENTE A MINHA FACE E SE CONVERTER DOS MAUS CAMINHOS, EU ( O PROPRIO DEUS ) O SENHOR OUVIREI DOS CÉUS, PERDOAREI OS SEUS PECADOS E SARAREI A SUA TERRA…..ESSA TERRA ENGLOBA TUDO ISTO.( COMIDA, BEBIDA , VESTIMENTA E MUITO MAIS…DEUS ABENÇÕE

  7. A paz do Senhor Jesus

    Não tenho por costume comentar

    Mas vi nas suas palavras a vontade do Senhor.

    É agredido que Deus usa de maneiras misteriosas para nos ensinar. Para que os verdadeiros adoradores não sejam confundidos.

    Muito bom os comentários.

    Fiquem todos na paz do Senhor Jesus Cristo amém.

  8. Paz amados sabemos que ixiste um numero grande mesmo de lideres que usam essa passagem de forma errada. Pois a falta de prepara é um pretesto para se pregar uma eresia e nos dias do evangelho da prosperidade em alta falar de coisas ou demais coisas ta na moda….minha oração é que o reino deDeus inalgurado por jesus com o verdadeiro evangelho alcance vidas pelo poder do espirito de Deus…

  9. Que Deus abençoe voce Dionei e os demais sou pregadora do evangelho e confesso que nao tinha observado verdadeiramente isso… ate queria tirar umas duvidas…. e quem pudesse. Na luz do senhor me ajudar… se tiver whatsapp me chama la 988405854

  10. Por longos anos meditei Neste versículo de maneira totalmente errada.
    Se eu tivesse feito como povo de Bereia fazia consultar vá lá nos escritos para ver se estava tudo correto.
    Glória a Deus!
    Que o SENHOR continue abençoando a sua vida meu irmão.
    Dando-lhe discernimento e sabedoria!!
    A paz do SENHOR JESUS! !

  11. Bom dia a todos…
    O que temos que fazer é sempre está axaminar a Bíblia com a direção de Deus.
    Já ouvir vários pregadores pregando as Demais coisas.
    Como já distorceram a passagem de 1° João 5:19;
    Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo Jaz no maligno. ( Interpretação de que o mundo já todo do maligno ) o que não é verdade, o texto relata que a prática dos que estão no mundo estão declinando para as práticas do mal.
    Em damos 24 relata;
    Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele abitam.
    Outro erro que cometem é quendo falam do Salmos 23, O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará;
    Sendo a leitura correta que o SENHOR é meu Pastor, Nada me faltará, ( sem o e ), o fato de colocarmos que Ele é o Pastor e nada faltará, abre uma margem de que ser eu estiver em certa posição, e seu eu tiver, e se eu interpretar de formar errada, e se Deus não fizer…
    Temos que observar bem e colocar em prática o que está em 1° Tessalonicenses 5:21;
    Examinai tudo. Retende o bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *