Beleza e Curiosidades do Hebraico – Homem e Mulher

por Dionei Vieira,

Aos que gostam de estudar os meandros do idioma pelo qual boa parte das Escrituras foram redigidas e perceber a beleza, riqueza e profundidade do que o Eterno criou, vamos estudar o significado profundo da união do homem com a mulher e a sua função, estudando a partir da perspectiva de suas raízes hebraicas:

Veja que a palavra “Homem”, em hebraico se escreve assim: איש ( ‘iysh )

Agora veja que a palavra “Mulher”, se escreve assim: אשה ( ‘ishah )

Perceba que ambas partilham duas letras comuns e possuem duas outras distintas, agora vamos ver o que isso significa mais a fundo:

  • Se você pegar as letras que ambos possuem distintas: יה ( Yah ) -> ( saiba que o hebraico é lido da direita para a esquerda ), essas duas letras juntas representam a abreviação do nome de Deus, YAH (como no termo “Aleluia” que significa “Louvai ao Senhor“, que vem do hebraico הַלְלוּיָהּ “HalləluYah”, uma junção de “Hallelu” ( הַלְּלוּ ), que significa “Louvai! Adorai!”; e a segunda parte “Yah” ( Jah ) ( יָהּ ), que é a abreviação do nome de Deus). Ou seja, o motivo do casamento entre um homem e uma mulher é trazer Deus para a relação, e cada um contribui de forma diferenciada e que se complementam. Como o cordão de 3 dobras citado em Eclesiastes 4:12. Sendo assim, isso implica diretamente que uniões do mesmo sexo jamais trarão Deus  ( יה Yah ) para a relação!

Por isso, deixa o homem ( איש ‘iysh ) pai e mãe e se une à sua mulher ( אשה ‘ishah ), tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24)

  • Se você retirar essas duas letras do nome de Deus ( יה Yah )  sobram, tanto do homem como da mulher: אש ( ‘esh ) -> que significa: Fogo; ou seja, se você retirar Deus da relação entre o casal, você tem duplo fogo, ou seja, o casamento se torna explosivo, incendeia, se consome pelo fogo! Em vista disso leia e medite nas citações de Paulo sobre “abrasamento”, visto em Romanos 1:27 ( inflamaram ) e 1 Coríntios 7:9 ( viver abrasado ).
  • Agora vamos observar mais a fundo as letras distintas do homem e da mulher, o Yod ( י ) que o homem possui representa uma idéia, um pensamento, uma semente. Já a mulher possui um “Hey” ( ה ), observe que o “Hey” é quase como um “Dalit” ( ד ) com um “Yod” ( י ) dentro. O “Dalit” representa uma porta, sendo assim, perceba que a visão da mulher é pegar a “idéia/pensamento/semente” do homem e ajudar a trazer isto à realidade, “passar pela porta” para o ambiente físico. Perceba que ambos precisam estar em Deus para que cada um possa cumprir de forma plena a sua função.

Interessante, não?! Deus é maravilhoso, Ele se revela não apenas pelas Escrituras, mas também pelo próprio idioma em que boa parte dela foi escrita, além de outras formas igualmente ricas e belas.

28 thoughts to “Beleza e Curiosidades do Hebraico – Homem e Mulher”

  1. ótimo jeito de se expressar, mas acho um preconceito total ” Sendo assim, isso implica diretamente que uniões do mesmo sexo jamais trarão Deus para a relação!”

    1. Com ctz não trará….não é uma relação natural…Deus deixa isto muito claro em sua Palavra é apenas uma questão de escolher(Deuteronomio 30:19,20) fazer o certo…Levítico 18:22 1 Coríntios 6:9,10.

    2. Não é um comentário preconceituoso de forma alguma. Eu por exemplo, amo os homossexuais, assim como o Pai também os ama, mas a bíblia é bem clara em relação a aprovação da união entre pessoas do mesmo sexo. Te afirmo isso com base bíblica, que se encontra em 1 Coríntios 6:9. No entanto Deus também não aprova a homofobia, na verdade, o Senhor está em todo o tempo nós ensinando a amar. 1 Pedro 2:17

  2. Fantástico! Como DEUS também deixa a Sua assinatura no DNA. Em achar preconceito o problema está no afastamento do homem da palavra Como diz Romanos Capítulo 1:27-28 e 2Timoteo 3:4. É Tempo de Voltar mais para as escrituras somente as escrituras.

  3. Quero parabenizá-lo pelo belíssimo estudo, siga em frente, não desanime para que possas abençoar cada vez mais as vidas de pessoas dentro e fora da comunhão que há em Cristo Jesus.

  4. GRAÇA E PAZ;
    QUE YAHWEH CONTINUE A ABENÇOÁ-LO E TAMBÉM À TODOS OS IRMÃOS EM O NOME DE YAHSHUA HAMASHIAC!!!
    HALLELUYAH!!!

  5. Shalom Shalom, muito bom, rendo louvor ao ETERNO por sua vida e sua contribuição com o reino. Gostaria de postar este estudo em meu blog, e quando quiser escrever um artigo sobre o idioma hebraico para meu bolg, será uma honra muito grande.Meu blog é ……………., visamos levar o evangelho do reino restaurando suas raízes judaicas e sem pedágios, taxas ou cobranças, totalmente gratuito. Que o ETERNO te abençoe em NOME do MASHIACH.

    1. Shalom chaver,

      Você pode postar sem problemas, afinal nosso objetivo é exaltar o Eterno e a Sua Grandeza e Majestade!
      Que o SENHOR lhe abençoe sem medida!

  6. A Paz do Senhor Jesus Cristo, que estudo abençoado…Que Deus continue usando a sua vida tremendamente, para ensinar a sua Santa e Maravilhosa Palavra às Pessoas.

    Mas o que eu gostaria de saber, sem forte relação com o matrimônio, é o significado da Palavra homem em Hebrraico e da palavra Mulher…Estou pesquisando, mas ainda não consegui encontrar a definição da palavra para eles. Mas também entendi que a palavra mulher em hebraico pode ser traduzido por Esposa, e que a palavra homem se assemelha a terra, é isso mesmo?

  7. Coisa simples e ao mesmo tempo profundo, não deixa outra coisa, a não ser louvar ao nosso criador. Deus formou o 1º casal (H. ‘Iysh e M. ‘Ishah), tirando Deus/Senhor da criação resta ‘Esh, fogo. Coisa parecida é o termo ‘verdade’, ‘Emeth, tirando o ‘Aleph, ‘Elohim, Deus, o que resta é Moth, morte. Outro blog do Sr. Dionei. Valeu! Gloria a Deus!

  8. É muito lindo! O ser humano deveria aprender esses conceitos desde cedo . Conceitos dos significados da Criação de Deus! A realidade do mundo seria outra! Obrigada pastor por compartilhar! Glória à Deus!

  9. A Paz Pastor.
    A revelação multiforme de Deus é algo assombroso e inebriante quando nos damos conta, pois percebemos o quão pequeninos somos e o quão imensurável é o nosso Deus, pois Ele se apresenta em toda a criação na sua multiplicidade de circunstâncias, elementos e eventos, qualquer que seja o contexto, se observarmos mais a fundo ou mesmo na superfície, de alguma maneira iremos descobrir o toque de Deus ali. Sempre nos lembrando Sua presença e supremacia. É simplesmente maravilhoso, essa constante infalível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *