por Dionei Vieira,
A sabedoria, de maneira geral, só floresce e amadurece com o tempo. Não se trata apenas de juntar e catalogar informações e dados, nem adágios, truísmos, epigramas e observações memorizadas e repetidas entusiasticamente ou com ar de profundidade. A verdadeira sabedoria, que vem do Eterno, pode incluir muitas coisas intangíveis: visão do interior da natureza humana; uma consciência equilibrada das possíveis consequências derivadas de decisões e atos; uma apreciação das sutilezas e complexidades; tensões e contradições da vida; todas estas são características que o verdadeiro sábio deve possuir; mas em sua maioria, elas só vem com a maturidade e a experiência de anos.
Se os mais velhos te sugerem demolir e os mais jovens construir, nesta situação ouça aos mais velhos e não aos jovens, porque a demolição feita pelos mais velhos é construtiva e a construção feita pelos jovens é destrutiva. Um exemplo clássico é o de Roboão, filho de Salomão; pois ao herdar o trono de seu pai, preferiu não ouvir o conselho dos anciãos que lhe sugeriam ouvir o clamor do povo por alívio nos impostos e Roboão decidiu seguir o conselho dos seus jovens amigos de infância que o aconselharam a aumentar os impostos sobre o povo, como resultado teve o seu reino dividido em dois.
Os jovens podem estar ansiosos e ambicionar construir e criar, mas em seu zelo imprudente, podem julgar mal uma situação, serem extremistas e, apesar de seus esforços para construir, correm o risco de só obterem confusão e destruição. Seus planos podem ser insensatos, já que seu juízo teve pouco tempo para amadurecer. Por outro lado, a sabedoria dos mais velhos pode reclamar a demolição de velhas instituições, a liquidação de velhas formas, mas devido ao seu conselho confiável e construtivo, sua missão é abrir caminho para algo mais forte e melhor que virá, por isso, paradoxalmente é necessário muitas vezes primeiro demolir para então se construir de uma forma melhor e mais firme e somente a sabedoria pode perceber o benefício do que é muitas vezes paradoxal.
Há sabedoria na juventude?! Sim, pode ocorrer, mas é incomum, não é a regra, pode ocorrer com o jovem que se deixa guiar pelo Altíssimo, pois não há a maior ou melhor professor. Naturalmente também há os que envelhecem sem nunca se tornarem sábios, é verdade e, talvez, não tão incomum nos dias atuais visto o quanto a sociedade afasta-se do conhecimento do Todo-Poderoso.
Numa sociedade cada vez mais voltada a um pensamento “liberal” ao invés de “conservador”, a falta de sabedoria poderá se tornar a regra entre o povo, pois no momento em que as ideologias liberais buscam “jogar fora” o que foi “conservado”, estão destruindo também os alicerces que permitiam a sociedade de crescer e se desenvolver a partir de um conhecimento existente, mas como esse conhecimento é agora desprezado, por vezes até adulterado, os novos alicerces podem se mostrar fracos e débeis para as necessidades futuras e com isso toda a construção poderá ruir em breve. Assim vivemos hoje, quase que no mundo inteiro paramos de ouvir o conselho dos anciãos, principalmente os conselhos milenares que as Escrituras registram, sendo assim, o mundo hoje caminha aceleradamente para a sua própria destruição e ruína.
Portanto, mais do que nunca, precisamos lembrar de que “feliz é a geração em que os idosos são ouvidos pelos jovens!“.
* Adaptado de um dos estudos do livro “A Ética do Sinai”.
Boa essa !
GRAÇA E PAZ; APESAR DE TER ENTENDIDO À MENSAGEM… REFORÇO QUE OS IDOSOS A SEREM OUVIDOS SÃO OS QUE SÃO DIRIGIDOS PELO ESPÍRITO DO ALTÍSSIMO, POIS, TEMOS UMA “GERAÇÃO DE IDOSOS” TOTALMENTE ALHEIOS AO TEMOR DO CRIADOR, VIDE OS POLÍTICOS DESTA E OUTRAS NAÇÕES… QUE NO MÍNIMO FAZEM DA MENTIRA A BASE DE SEUS “SERVIÇOS PÚBLICOS”. ESTE É CONFIÁVEL:
Salmos 33:12
Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR…
QUE O PAI CELESTIAL VOS ABENÇOE!!!
Como diz o apóstolo Paulo, examinai tudo, retendes o que é bom. Paz!
A pérola representa um tipo de salvação, Jesus contou três parábolas em sequencia referindo-se as 03 salvações, a primeira delas é um tesouro no campo que é o tempo da graça, depois na grande tribulação começa o tempo da Pérola, que é também a porta estreita do 5° selo de apocalipse, depois vem a sequencia que a a parábola da rede que tem seu paralelo com a parábola da pesca onde os peixes bons são colocados no cesto (arrebatamento) e o rins jogados fora (lagar da ira de Deus).
pode-se compreender isto ao ler-se Mateus 13.33 que diz: O Reino do Céu é semelhante ao fermento que uma mulher misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
Mulher- Jesebel (sacerdócio de Balaão que se infiltrou em Tiatira)
Fermento- ensino dos fariseus (doutrina de nicolaítas)
*3 medidas de farinha: representa as 3 salvações (Moisés/Jesus/Elias) na visão da transfiguração. (1-troca de vestes, 2-receber vestes e 3-lavar as vestes)
Misturou – significa que os Nicolaitas usam os aspectos de uma salvação na de outra a fim de confundir os irmãos.
Tudo LEVEDADO: o ponto que estamos hoje onde se confunde os aspectos de uma salvação com a da outra e ninguém sabe quem está certo.
Então o plano de salvação antes da vinda do Senhor contempla três ofertas para Deus:
1° os CHAMADOS (Moisés; 5virgens prudentes) – salvação do espirito – CAMINHO/TESOURO
2° os Eleitos (JESUS ; AMADOS) – resgate das almas – VERDADE/PÉROLA
3° os FIÉIS (Elias; Os arrebatados) – transformação dos corpos físicos VIDA/REDE
Paz!
Ótimo parecer e conselho, buscar sabedoria onde ela se encontra, nos mais vividos e principalmente na fonte original, a Bíblia.
Pura verdade!