Dica de Livro – Compreendendo Todas as Parábolas de Jesus

O livro “Compreendendo Todas as Parábolas de Jesus”, de Klyne Snodgrass (ver aqui), editado pela CPAD, é uma obra muito recomendada para todo estudioso das Escrituras Sagradas, seja você um professor ou um aluno. As parábolas de Jesus estão entre as mais conhecidas e influentes histórias da humanidade que através de seus enredos fictícios ilustram muitas verdades. As parábolas não são sistematizações teológicas exaustivas, são analogias limitadas que somente são corretamente interpretadas enquanto respeitamos os limites das analogias por ela propostas. Por isso é importantíssimo conhecer não apenas as questões interpretativas de cunho teológico/bíblico, mas também as questões histórico/culturais da época.

Dessa forma o livro procura abordar não apenas as questões de interpretação direta das parábolas, mas abordar todo o contexto da mesma à luz das escrituras sagradas em conjunção com as questões culturais e históricas envolvidas. Sendo assim, para cada parábola, o autor elenca uma série de pontos que auxiliam na sua compreensão e interpretação da parábola em análise, por exemplo, na parábola dos Talentos (Mateus 25.14-30) e das Minas (Lucas 19.11-27), o autor levanta as seguintes seções na análise:

  • Classificação da Parábola
  • Questões que Exigem Atenção
  • Material Útil de Fontes Primárias (escritos canônicos, escritos judaicos primitivos, escritos cristãos primitivos, escritos judaicos posteriores)
  • Comparação dos Relatos
  • Aspectos Textuais Dignos de Atenção
  • Informações Culturais
  • Explicação da Parábola (opções de interpretação, resolução das questões)
  • Adaptação da Parábola
  • Leituras Complementares

Como pode-se notar, é uma abordagem muito rica, a qual aumenta em muito toda a compreensão das analogias utilizadas, isso ocorre para todas as parábolas analisadas no livro, por isso a obra é extensa. Enfim, o autor apresenta com cuidado e esmero as informações necessárias, para que o leitor tenha à sua disposição um grande arsenal de dados que o auxiliem a tirar das parábolas as verdades apresentadas, sejam elas mais diretas ou mais profundas, mas sem cair em distorções ou acréscimos inexistentes.

Boa leitura com certeza, ainda mais usando o discernimento do Espírito. Deus o abençoe!

One thought to “Dica de Livro – Compreendendo Todas as Parábolas de Jesus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *