Eu e Minha Sombra – Um exemplo surpreendente da Língua Hebraica

por Deborah Calic,

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).

A língua hebraica é incrível. Há tesouros nas Escrituras que você nunca perceberá ao fazer a leitura em qualquer outro idioma – Inglês, Alemão, Francês, Português. Não importa. Aqui está um exemplo!

A palavra hebraica para “à nossa imagem” é “betzalmenu, בצלמנו“. A palavra “tzelem צלם” é de uma palavra não utilizada que significa “sombra” de acordo com a Brown-Driver-Briggs Hebrew Lexicon. Aqui está a definição detalhada: “imagens (deuses pagãos); imagem ou semelhança (de similaridade); imagem, aspecto“.

Tzelem” está relacionado com a palavra “Tzel צל“, que é a palavra hebraica moderna para “sombra“. Isso nos dá uma compreensão mais profunda de que “betzalmenu” significa “em nossa sombra“. Fomos criados à imagem (sombra) de Deus! Quando pensamos nisso, como se forma uma sombra? É quando a luz solar ou qualquer luz atinge um objeto, e a forma exata desse objeto projeta uma sombra similar. Se pensarmos em uma pessoa que está se movendo, a sombra faz exatamente o que essa pessoa faz. Se ele ou ela está dançando, a sombra dança. Se a pessoa estiver correndo, a sombra corre. Você entendeu. A sombra é uma representação exata da pessoa. Em certo sentido, podemos dizer que a sombra molda um reflexo da pessoa. A sombra é a prova de que uma pessoa está lá!

Aqui está outro fato interessante sobre a formação de sombras: quanto mais perto o objeto ou a pessoa está da fonte de luz, maior será a sombra que é projetada, e quanto mais longe a pessoa ou o objeto, menor a sombra! A implicação espiritual que isso nos ensina é belíssima! Quanto mais perto estivermos do nosso Criador, que é luz, maior nós pareceremos e mais perfeitamente vamos refletir a Ele, [à Sua imagem]! Eu não estou falando de “maior” no sentido de tamanho ou maior na autopercepção, mas sim “maior” em termos de espelharmos a Ele e as Suas qualidades. Neste ponto, estou pensando no fruto do Espírito de Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei“. O que fazemos com nosso corpo, a nossa maneira de andar com o SENHOR deve refletir a maneira como Ele anda. O que falamos deve refletir a Sua fala. Se quisermos estar em Sua semelhança, devemos estar pensando e agindo exatamente como Ele! Se o fizermos, as pessoas vão vê-lO – esse é o ponto.

Há mais uma pessoa que devemos olhar na Bíblia que reflete a idéia de ser uma sombra do nosso Deus. É Betzalel בצלאל, que aparece pela primeira vez nas Escrituras em Êxodo 31:

O Senhor falou a Moisés, dizendo: Veja, eis que chamei pelo nome a Bezalel (Betzalel), filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. O enchi com o Espírito de Deus (רוח אלהים), com sabedoria בחכמה, compreensão תבין e conhecimento דעת, em todo ofício” (Êxodo 31:1-2).

Um dos significados de Betzalel é “à sombra de El (Deus)“. A outra coisa notável sobre ele é que ele é o “filho de Uri“. O termo “Uri אורי” significa “a minha luz“. Nós temos um retrato perfeito da sombra que é moldada pela luz! Mas há mais. As palavras que descrevem o espírito divino de Betzalel na Torá são as mesmas palavras usadas para descrever outra pessoa:

Repousará sobre ele o Espírito do Senhor (רוח יהוה)  – o Espírito de sabedoria חכמה e de compreensão בינה, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento דעת e de temor do Senhor” (Isaías 11:2).

Estas são exatamente as mesmas palavras usadas para descrever as palavras que são atribuídas ao nosso Messias Yeshua (Jesus) [ que possui os 7 Espíritos de Deus, vide Apocalipse 1:4, 4:5, 5:6 e Zacarias 3:9 e 4:10 ]! Não é interessante que uma das formas a que se referem a pessoas ou seres que aparecem na Torá, estão imbuídos dos mesmos atributos de Deus ou do Messias como “um tipo ou sombra“? Convém mencionar neste momento, não há nenhuma sombra humana mais perfeita do SENHOR do que Yeshua (Jesus). Ele apenas fez o que Ele via o Pai fazer. Ele apenas disse o que ele ouviu o Pai dizer. Ele era de fato um Filho perfeito “na sombra” de Adonai (do SENHOR).

Aqui está a mensagem: Quando Deus pula, devemos pular! Onde Ele vai, devemos ir. O que Ele diz, devemos dizer. Quando Ele perdoa, devemos perdoar. Quando Ele ama, devemos amar. Isto é o que significa ser criado à Sua sombra. Isto inclui o que diz respeito ao povo judeu, embora a maioria deles tenha rejeitado ao SENHOR rejeitando o Seu Messias. Deus não é antissemita. Também não devemos ser antissemitas. Ele não é contra Israel. Portanto, não devemos ser contra Israel. Ele está em uma aliança inquebrável com esse povo – e isso diz respeito à imperfeita nação moderna de Israel dos dias atuais!

Se você pertence a Yeshua (Jesus), então você pertence ao Israel [de Deus]. Paulo disse que nós fomos enxertados na boa oliveira em Romanos 11. Isso é Israel, o povo judeu. Se você pertence a Yeshua (Jesus), você pertence ao povo judeu (descendência de Abraão pela fé)! Paulo disse que já não somos separados da comunidade (maior) de Israel e das alianças em Efésios 2:11-19. Você é um cidadão da casa de Deus – o que significa Israel! Nós, os não-judeus somos enxertados em Israel. Não o contrário. Esta é a nossa identidade. Deus não criou um “novo” Israel com os cristãos. Em vez disso, Ele tomou todos aqueles que não são judeus e que crêem no seu Messias e fez-lhes co-herdeiros e co-cidadãos no Seu Reino com Israel. Através do Messias, nós levamos o nome de Israel, mas não de uma forma a substituir Israel. Em vez disso, devemos ser um povo que reconhece a dívida que temos com o povo judeu, e temos de apoiá-los na sua vocação.

Assim como Israel deveria ser uma representação exata dEle, assim deveríamos sermos nós. Quando a Sua luz brilha sobre nós, é isso o que as pessoas vêem? Eles vêem em nossa “sombra” a Yeshua (Jesus), o qual veio primeiro para salvar as ovelhas perdidas de Israel? As pessoas vêem uma “sombra” que representa um autêntico Messias judeu ensinando um evangelho em um contexto judaico? Será que estamos, “transportando os nossos irmãos e irmãs judeus sobre os nossos ombros” – apoiando-os na sua vocação de serem uma “luz para as nações“? Oramos por eles? Será que mesmo pensamos sobre eles? Não reconhecemos a dívida que temos com eles? Isso é o que significa estar “em Sua sombra“. Afinal, nosso Deus se refere a Si mesmo como “o Deus de Israel” 201 vezes na Bíblia. Não deveríamos nós nos vermos como parte de “Israel” se Ele é o nosso Deus, e nós pertencemos a Ele?

Então … em vista de tudo isso … como a sua sombra se parece?!

11 thoughts to “Eu e Minha Sombra – Um exemplo surpreendente da Língua Hebraica”

  1. Olá, boa tarde!

    Meu nome é Carlos e sou um pesquisador independente das Escrituras Hebraicas. Sou brasileiro e um apaixonado pelo idioma hebraico, tanto que, numa das minhas pesquisas, achei seu texto. Simplesmente fantástico. Amo as escrituras, amo ao Eterno acima de tudo e aceito o testemunho de YeshuaHaMashiah.
    Parabéns pelo estudo.

    1. Tremendo! Uma linda reflexão! Que o Espírito Santo continue a derramar os Dons e Frutos na sua vida e que se estenda a sua família !

  2. Que benção meu irmão!
    Deus continue te abençoando e te dando conhecimento, pois vc tem ajudado muitos irmãos com seus estudos, inclusive eu!
    Tenho aprendido a amar Israel e aos judeus por meio dos estudos que vc publica; é triste dizer isso, mas passei minha vida toda achando que nós cristãos ocupamos o lugar de Israel (que triste era o entendimento que eu tinha).
    Que o Eterno continue te direcionando!
    Shalom

  3. Parabéns Dionei,
    Foi realmente muito edificante para mim esse texto, sempre li e concordo que devemos buscar para nossa vida essa semelhança, devemos lutar para sermos sim a sombra do onipotente. Se olharmos e examinarmos a si mesmo, percebemos que tentamos ser imitadores dele e muitas vezes, com as nossas falhas e atitudes, não conseguimos!
    Louvado seja o nome do Senhor pela oportunidade de enriquecimento da minha vida espiritual através desse texto abençoador!
    Aleluias, Amém!!

  4. Graça e Paz. Texto edificador! Parabéns pela Glória do Altíssimo lhe conceder essas abençoadoras revelações! Glória ao Senhor; Sempre! Amém! Permita-me fazer uma observação e tirar uma dúvida: a preposição “ב”, junta a uma palavra no Hebraico, significa “em”, “com” ou “para” (por gentileza, corrija-me se estiver errado). Assim sendo, o mais correto não seria “em nossa sombra”, ao invés de “à nossa sombra”? Em Romanos 3.23, está escrito que todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus! Penso que quando O Criador formou o homem do pó da terra, o fez sob Sua Glória, ou seja, Sua Sombra, para que ele, o homem, não somente fosse uma figura da Imagem Exata do Criador (Romanos 5.14), mas, também, ter sido criado e feito para permanecer em Seu Eterno Descanso; habitando para todo O Sempre em Seu Esconderijo; Na Sombra do Onipotente! Ao pecar, além de sair de debaixo da Sombra: da Glória Excelsa, não A recebeu em seu interior, por não participar do Fruto da Árvore da Vida (Fruto do Espírito: Cristo)! Foi expulso da Santa Presença e teve que enfrentar o sol escaldante em uma terra seca… O que o irmão pensa a esse respeito? Fraterno abraço.

  5. Reflexão maravilhosa, profunda e que toca nossa alma. Que possamos refletir uma sombra o quanto mais similar possível à imagem do Senhor, que Ele com sua mercê nos inflame de tal forma a almejarmos com sofreguidão imitar essa semelhança e que venha a ser plena.
    Grande e magnífico é o Senhor!

  6. Amor do Pai.
    Como diz o apóstolo Paulo, examinai tudo, retendes o que é bom.
    Como também disse Paulo em Gálatas: Essas duas mulheres representam duas alianças, Sarah é a Jerusalém Celestial e Hagar a Jerusalém terrena.
    Sarah representa a nova aliança (os livres) e Hagar a antiga aliança (os que ainda estão em escravidão).
    Os personagens representam dispositivos da lei. Assim, então:
    Labão significa o Pai celeste querendo salvar as suas duas filhas lhes dando um marido; Principalmente a mais velha que representa a antiga Israel (Lia).
    No milênio os Judeus voltam a ser povo de Deus (Raquel).
    E da mesma forma Jacó representa Cristo casando com duas mulheres (primeira e segunda vinda).
    Lia e Raquel são servas como Hagar.
    Contudo, entre uma e outra o cordeiro se casara com sua noiva Rebeca.
    Rebeca casa por amor (convite) pois é livre como Sara.
    Uma interpretação simples as vezes esconde um grande segredo
    A interpretação mais SIMPLES as vezes também é a mais coerente, e assim alguns ensinos apenas acrescentam fermento a massa o que prejudica o entendimento do povo.
    Os ensinos de Nicolaitas são fermentos com que se deve ter cuidado.
    Alguns dizem que fermento representa pecado, para mim Fermento representa ensino, como disse Jesus aos discípulos: cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja: cuidado com o que os fariseus ensinam.
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *