Evidências do Pré-Milenismo nos Primórdios da Igreja

Os Seis Mil Anos e o Reino Milenar … uma abordagem de alguns dos pais da igreja e de pensadores cristãos da igreja em seus primórdios …

A idéia de que Jesus retornará para estabelecer o seu reino milenar no ano 6.000 é ensinada por vários pais da igreja antiga. A primeira vinda de Jesus ocorreu cerca do ano 4.000 segundo a contagem a partir da criação de Adão e Eva como descrito no livro do Gênesis. Estes pais da igreja antiga ensinaram que a Segunda Vinda ocorreria cerca de 2.000 anos depois da Primeira Vinda de Cristo. O descritivo mais detalhado está na Epístola de Barnabé que dedica um capítulo inteiro sobre esta questão.

Lembre-se, isso não significa que eles estavam corretos; mas se acreditavam e ensinavam isso; isto prova que antigos cristãos eram pré-milenistas. A seguir estão algumas citações sobre essa questão a partir de livros antigos. Naturalmente, devido aos calendários confusos e imprecisos, não podemos dizer com certeza quando o ano 6.000 ocorrerá. Um intervalo aproximado seria entre os anos 2.030 e 2.067, embora possa ocorrer ainda mais cedo ou até mais tarde, não se tem como saber ao certo.

Seguem algumas citações de conhecidos cristãos sobre o assunto em suas obras nos primórdios da Igreja:

  • Barnabé, Primeiro Século depois de Cristo

Portanto, crianças, em seis dias, ou em seis mil anos, todas as profecias serão cumpridas. Então ele disse: ‘Ele descansou no sétimo dia’. Isto significa que na Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus, Ele destruirá o Anticristo, julgará os ímpios e mudará o sol, a lua e as estrelas. Então Ele descansará verdadeiramente durante o reinado Milenar, que é o sétimo dia“. ( Epístola de Barnabé 15:7-9 )

  •  Irineu, 180 dC …

O dia do Senhor é como mil anos; e em seis dias as coisas criadas foram completadas. É evidente, portanto, que elas chegarão ao fim no sexto milênio“. ( Contra Heresias, Livro 5, Capítulo 28 )

 

  • Hippolytus, 205 dC …

O sábado é um tipo do futuro reino … Porque ‘um dia para o Senhor é como mil anos’. Desde então, em seis dias o Senhor criou todas as coisas, segue-se que em seis mil anos serão cumpridos“. ( Fragmento 2, Comentário sobre Daniel 2.4 )

 

  • Commodianus, 240 dC … 

Seremos imortais quando os seis mil anos forem completados“. ( Contra os Deuses dos Pagãos, 35 )

A ressurreição do corpo será quando os seis mil anos forem completados, e após os mil anos [o reino milenar] o mundo chegará ao fim“. ( Contra os Deuses dos Pagãos, 80 )

 

  • Victorinus, 240 dC … 

Satanás ficará preso até os mil anos estarem finalizados; isto é, depois do sexto dia“. ( Comentário sobre Apocalipse 20.1-3 )

 

  • Metódio, 290 dC … 

No sétimo milênio seremos imortais e verdadeiramente celebraremos a Festa dos Tabernáculos“. ( Dez Virgens 9.1 )

 

  • Lactâncio, 304 dC … 

O sexto milênio ainda não está completo. Quando este número estiver completo, a consumação deve acontecer“. ( Institutas Divinas 7.14 )

 

  • Justino Mártir, 150 dC … 

Haverá um reinado literal de mil anos de Cristo“. ( Diálogo 81 )

 

No primeiro século, apenas Barnabé e Papias escreveram sobre a profecia bíblica …

O próprio Apóstolo João me ensinou que, depois da ressurreição dos mortos, Jesus reinará pessoalmente por mil anos“. ( Papias, Fragmento 6 )

Você pode perceber que sua esperança é vã. Além disso, o Senhor disse: ‘Eis que os que destruírem este templo, eles edificarão novamente uma vez mais‘. Esta profecia foi cumprida porque os judeus foram para a guerra contra o inimigo. Mas mesmo que agora não sejam mais que servos de Roma, eles retornarão e reconstruirão o templo. Foi revelado que a cidade de Jerusalém, o templo e o povo de Israel seriam abandonados“. ( Epístola de Barnabé 16:5-7 )

Papias foi abençoado por ter sido ensinado em profecia bíblica pelo Apóstolo João. Barnabé foi o primeiro a dizer-nos que os judeus iriam retornar à sua terra e reconstruir o seu templo de Jerusalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *