A Bondade que Fere a Rocha

As figuras e os simbolismos observados nas Escrituras mostram como o SENHOR Se revela gradativamente à medida em que lemos os livros desde o Antigo até o Novo Testamento, mostrando uma harmonia e uma beleza nos textos escritos ao longo de cerca de 1500 anos. Por exemplo, Cristo é descrito várias vezes como sendo a Rocha nas Escrituras …

… e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma rocha espiritual que os seguia. E a rocha ( πετρα petra ) era Cristo.” (1 Coríntios 10:4)

Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11)

Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (1 Pedro 2:4)

Como coloca Paulo em 1 Coríntios 10:4, Cristo é a Rocha que foi ferida da qual verteu “água viva” que saciou aos sedentos no deserto, assim como também o próprio Jesus testificou para a mulher samaritana em João 4 que quem dEle bebesse jamais teria sede, pelo contrário, essa água dada por Jesus faria jorrar naquele que O beber uma fonte para a vida eterna (João 4:14).

Quando Moisés pediu para ver a Deus e a Sua glória, as condições dadas por Deus foram muito específicas, como está escrito …

Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a Tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a Minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia e Me compadecerei de quem Eu Me compadecer. E acrescentou: Não Me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a Mim; e tu estarás sobre a rocha. Quando passar a Minha glória, Eu te porei numa fenda da rocha e com a mão te cobrirei, até que Eu tenha passado. Depois, em tirando Eu a mão, tu Me verás pelas costas; mas a Minha face não se verá.” (Êxodo 33:18-23)

É interessante observar que a versão grega das Escrituras do Antigo Testamento, a Septuaginta, ao traduzir esse texto usa a palavra grega πετρα “petra” para traduzir do hebraico a palavra que fala da Rocha, a mesma palavra usada por Paulo em 1 Coríntios 10:4, citado anteriormente … entre outros textos.

O SENHOR aponta para Moisés onde ele precisa estar quando Ele for passar, quando for fazer “Sua visitação” … e Moisés precisa estar sobre a Rocha e essa Rocha terá uma fenda, uma “ferida” que servirá de abrigo para Moisés não ser consumido pela Glória de Deus, Sua Santidade e Justiça, por isso Deus passa primeiro a Sua bondade, essa bondade do SENHOR é quem abre a fenda … a Rocha é “ferida” para que a mão do SENHOR possa colocar Moisés nela e assim o abrigue e o mantenha vivo.

Assim somos nós, apenas aqueles que estão na Rocha, que é Cristo, é que podem ver a bondade do SENHOR e conhecer o Seu Nome. Em Sua bondade, compaixão e misericórdia, o SENHOR nos providenciou a Rocha que estava junto dEle … Cristo é a Rocha que foi fendida, ferida … para que, por meio dessa ferida, nós fossemos salvos, justificados e separados pela mão do SENHOR e assim alcançássemos vida abundante … vida eterna por meio de Cristo (João 3:16).

Que você esteja abrigado na Rocha e que o SENHOR lhe abençoe grandemente! 🙏❤️

One thought to “A Bondade que Fere a Rocha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *