Corações Gelados do Tempo do Fim desta Era

É triste de se observar e comprovar que a época em que vivemos reafirma, a cada dia que passa, que a situação do coração de muitos no fim desta era está alinhando-se com a descrição dada por Paulo para Timóteo … e isso há cerca de 2000 anos.

Paulo citou 19 características que podem ser mais e mais percebidas quando se observa o nosso dia-a-dia, os seus eventos e as notícias que se avolumam, tanto de maneira local quanto global …

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos [ καιρος kairos ] terríveis [ χαλεπος chalepos … difíceis, perigosos, ferozes ], pois os homens serão:
– egoístas,
– avarentos,
– presunçosos,
– arrogantes,
– blasfemadores,
– desobedientes aos pais,
– ingratos,
– irreverentes,
– desafeiçoados,
– implacáveis,
– caluniadores,
– sem domínio de si,
– cruéis,
– inimigos do bem,
– traidores,
– atrevidos,
– soberbos,
– mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
– tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder.” (2 Timóteo 3:1-5)

É notável se observar como o amor é mal dirigido em muitos aspectos e em outros inexistente … amantes de si mesmos ( egoístas, presunçosos, soberbos, arrogantes ), amantes do dinheiro ( avarentos ), mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus … sem amor aos pais ( desobedientes aos pais, ingratos ), sem amor ao próximo ( desafeiçoados, cruéis, implacáveis, traidores, atrevidos, ingratos, caluniadores ) … sem amor a Deus, pois são inimigos do bem e negam a piedade … vemos um egocentrismo sem Deus se tornando a “norma” dia-a-dia, um niilismo crescente …

Embora o apóstolo Paulo estivesse sendo profético ( isto é, falando do fim dos dias desta era, por isso o uso do termo grego “καιροςkairos ), ele ligou também essas 19 características ao caráter de falsos mestres presentes na igreja, e advertiu Timóteo de que Satanás pode se “disfarçar” como sendo um “anjo de luz”. Portanto, não devemos ter nada a ver com aqueles que pervertem a mensagem do evangelho ( 2 Timóteo 3:5b, “Foge também destes” ). Esses falsos mestres terão o seu fim, assim como ocorreu com “Janes e Jambres” ( Paulo aqui cita um midrash sobre a identidade de dois dos magos egípcios que se opuseram a Moisés e cujas varas foram engolidas pela vara de Arão em Êxodo 7:11,12 ).

Note que Paulo em 2 Timóteo 3:1 afirma que o tempo antes do fim desta era seria perigoso ( χαλεπός em grego ). Em todo o Novo Testamento, o único outro lugar onde encontramos esta palavra grega está em Mateus 8:28, onde se descreve a feroz atividade demoníaca. De fato, a palavra “perigoso” provavelmente vem de um verbo grego ( χαλάω chalao ) que significa “baixar de um lugar alto para outro inferior”, criando assim uma espécie de “abismo” ou “fenda espiritual”, o que sugere novamente que a atividade de Satanás seria aumentada sobre a terra. Portanto, nos “Últimos Dias” desta era ( no tempo determinado … “καιρος” kairos ), uma onda de feroz atividade demoníaca aparecerá na Terra que ameaçará e aterrorizará a muitos. Se estamos vivenciando essa época, ou se estamos próximos a ela, então isso explica muito do que vemos ocorrendo ao redor do mundo …

Enfim, é tempo de se evangelizar mais do que outrora, de se proclamar a salvação através de Cristo, do Seu grande e desmedido amor por nós … tempo de se trabalhar enquanto é dia, pois a noite se aproxima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *