O Selo de Ezequiel 9

Meditando hoje no contexto de Ezequiel 9, várias coisas me chamaram a atenção, mas neste post vou apenas observar o versículo 4, pois ele é muito interessante quando lido nos originais em hebraico. O versículo diz:

e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal (תו “tav”) a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.” (Ezequiel 9:4)

O contexto do capítulo 9 de Ezequiel é sobre a sentença de morte pronunciada contra Jerusalém e executada assim que os justos são “selados” (marcados) contra a destruição. Os que são “selados” (marcados) constituem um remanescente salvo. Esse “selo” sobre os justos, nos remete aos servos de Deus que são selados na fronte em Apocalipse 7:3, 9:4 e 14:1.

A marca do texto de Ezequiel que era para ser colocada na testa dos justos é a letra hebraica “tav”; a parte curiosa sobre essa letra é que, à época de Ezequiel no século 6 a.C., o “tav” era representado como uma cruz (vide a imagem abaixo).

old_tav

O formato atual e moderno do “tav”, o qual lembra a marca do sangue nos umbrais das portas na décima praga do Egito (vide a imagem abaixo), veio apenas nos séculos seguintes.

new_tavSendo assim, os justos no texto de Ezequiel que foram selados para serem salvos da destruição, foram aqueles que receberam o sinal, o “tav”, no formato de uma cruz … isso te lembra algo?! 🙂

Glórias ao SENHOR! Pela cruz de Cristo fomos “selados”, “marcados com um sinal” que nos justifica e nos poupa da destruição futura!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *