Os Três Níveis

A arca de Noé tinha o próprio Deus como designer (Gênesis 6:14-16), e a salvação por meio de Jesus é o design de Deus (Jonas 2:9, Efésios 1:9,11). A arca de Noé continha apenas uma porta (Gênesis 6:16), assim como Jesus é a única porta para a salvação (João 10:9). A arca de Noé continha três níveis (Gênesis 6:16) e a salvação possui três níveis experienciais (2 Coríntios 1:10): passado, presente e futuro.
 
No passado (em Moriah), Jesus nos livrou da pena do pecado; no presente, Ele nos livra do poder do pecado; e no futuro Ele nos livrará da própria presença do pecado. Da mão de Noé foi dado o sinal da pomba, um símbolo de paz e da presença permanente do Espírito de Deus.
 
A vida cristã também é permeada de três níveis de conhecimento e intimidade com o SENHOR. O Tabernáculo apresentava os mesmos três níveis: o Pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo; sendo então uma simbologia, uma sombra dos três níveis da vida cristã, que abrangem o corpo (Pátio), onde sacrificamos todo os dias os desejos da carne no altar (vide Romanos 12:1), a alma (Lugar Santo), onde renovamos e transformamos a mente (intelecto) e o coração (sentimentos), e o espírito do homem (Lugar Santíssimo), onde nos enchemos do Espírito e da presença do SENHOR e buscamos ser um com Ele.
 
O cristão entra no Pátio pela , aceitando o sacrifício de Cristo na cruz (altar) e lendo a Palavra (bacia) que limpa e aumenta a sua fé, então ele cresce e se desenvolve para entrar no Lugar Santo pela esperança, pela expectativa do bem que virá, tendo a mente (intelecto) e o coração (sentimentos) iluminados (menorah), alimentados (mesa dos pães da presença) e buscando ao SENHOR em oração (altar de incenso). Finalmente, ele adentra o Lugar Santíssimo quando conhece e pratica o verdadeiro amor, a Deus acima de tudo e ao próximo como Deus ama, tendo em si a presença do SENHOR (arca da aliança). Vide 1 Coríntios 13:13, “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
 
A fé em Cristo nos faz passar pela porta do caminho que nos leva ao Pátio; a esperança, a expectativa do bem que virá por meio de Cristo nos leva pela porta da verdade que nos faz adentrar ao Lugar Santo. Já o amor de Cristo e em Cristo é a chave para passar a porta que nos leva para a vida, para o Santíssimo, onde está a presença de Deus e a vida eterna. Vide João 14:6, “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.
 
O cristão no Pátio, dá fruto (a 30); pelo processo de limpeza ele cresce, entra no Lugar Santo, e começa a dar mais fruto (a 60). Quando está cheio do Espírito, da presença e do amor do SENHOR, ele entra no Santíssimo e dá muito fruto (a 100). Vide textos de João 15:2,5 e Mateus 13:23.
 
O cristão no Pátio, ainda está com o seu “barco” na areia, junto à praia do lago, pouco ainda conhece do seu SENHOR, apenas ouve dEle se falar. O cristão no Lugar Santo já está com o seu “barco” em “águas rasas“, onde o SENHOR mesmo lhe instrui e ensina sobre Si e o Reino. Mas é com o seu “barco” em “águas profundas“, no Santíssimo, onde a intimidade com o SENHOR é igualmente profunda e plena, onde a verdadeira recompensa se manifesta e transborda a ponto de ser abundantemente cheio, rasgando nossas “redes”. Vide Lucas 5:1-7.
 
O cristão no Pátio conhece a boa vontade do SENHOR. No Lugar Santo ele conhece a agradável/aceitável vontade do SENHOR, mas é no Santíssimo onde ele conhece a perfeita vontade do SENHOR. É um processo gradativo de conhecimento e de intimidade com o SENHOR que nos revela também gradativamente a Sua vontade. Vide Romanos 12:2, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 
Eu recomendo que você busque ao SENHOR com ardor, constância, fervor e profundidade, por meio da Palavra, da oração e deixando o Espírito lhe mudar, moldar e guiar … deixe de ser um cristão menino, carnal (no Pátio) e cresça, passando pelo Lugar Santo, renovando e transformando a sua mente e coração, até chegar ao Santíssimo, onde então você conhecerá a perfeita vontade do SENHOR, sendo um com Ele; então conhecerá e manifestará em si o amor verdadeiro, que é o maior e o mais nobre dos sentimentos, das virtudes do fruto do Espírito, o qual nos faz parecidos com o SENHOR, onde você dará muito fruto (a 100), terá a recompensa das “águas profundas“, alcançará a vida abundante, e assim conhecerá a Plenitude de Cristo, de Sua vontade e será cheio de toda a sabedoria e entendimento espiritual.
 
Que o SENHOR lhe ilumine e abençoe!!! 🙏❤️

8 thoughts to “Os Três Níveis”

  1. Grande aprendizado deste assunto tão interessantíssimo e importante para nós cristãos que precisamos crescer na Graça mais também no conhecimento de nosso Deus maravilhoso. Realmente tudo é proposital para a glória de Adonai.
    kadosh, kadosh, Kadosh.

  2. Revelação mui profunda! Os detalhes fazem toda a diferença e esse texto é riquíssimo nesse aspecto. Deus continue lhe revelando e continue lhe abençoando com muita sabedoria, para repassar a nós, tudo o que o Pai tem revelado a você grande mestre Dionei.

    1. Muito bom este artigo , palavra pura sem mistura , com certeza vou copiar algumas coisas pra encaixar em uma pregação.

  3. O casamento de Jacó é que é um modelo a se comparar!—
    Jesus em sua primeira vinda casou -se com a antiga Israel (Lia) e na sua segunda vinda casará com Raquel (reino do milênio) nos somos os convidados das bodas por 7 dias (7 igrejas). —
    Gênesis 32.07: Jacó antes de atravessar o rio Jaboque dividiu o povo em (2)dois bandos, da mesma forma Jesus dividiu os salvos em (2)dois grandes bandos. O primeiro bando ele levou consigo como primícias na cruz.
    —Referência: Pedro disse em sua 1° carta: Pois…o evangelho foi pregado até aos mortos, para que…fossem julgados na carne, mas vivessem segundo Deus em Espirito; E ainda em Pedro 3.18 e 19 “Porque também Cristo morreu…morto na carne, mas vivificado em espirito; no qual…pregou aos espíritos em prisão”
    —O 1° bando é a NOIVA e o 2° bando é a COROA da Segunda noiva. Mulher de Apocalipse 12.
    *A segunda noiva é coroada de três exércitos;
    *A ceia das bodas é o noivo saindo da sua recamara;
    Os que foram salvos antes da vinda estão salvos para sempre, pois foram revestidos com vestes brancas (imortalidade).
    – Chamados: prudentes; (Moisés)
    – Eleitos: Amados: virgens insensatas (5°selo) tipologia de Jesus;
    – Fieis: arrebatados que vem da Grande tribulação (6°selo). tipologia de Elias; Contudo a porta da graça é diferente da porta estreita que é diferente de um buraco de agulha (Mateus 24.33).
    ###São 03 portas diferentes:
    – Buraco de agulha (arrebatamento Marcos 10.25) no final da última semana de Daniel. Ante a última trombeta. Coríntios 15.52.
    – Porta da graça, o Caminho: +ou -2000 anos; Penhor do Espirito Santo.
    – E Porta estreita: 1260 dias, e depois de 3 dias e meio o Buraco de agulha: um piscar de olhos!
    ***A Recompensa dos prudentes: arrebatamento do Apóstolo João Apo 1.10; o arrebatamento de Enoque Gen. 5.22. Recompensa dos AMADOS: porta estreita; porta de Filadélfia “Apo 3.08” ressurreição do 5°selo “Apo 6.09” é a alva do Senhor, que é diferente da Recompensa dos fiéis (descendentes de Abraão na carne) Arrebatamento.
    *** Recompensa dos fiéis (descendentes de Abraão na carne – as duas testemunhas) Arrebatamento.
    Não confunda-se a vinda como Ladrão de Apo 16.15 (todos o verão) com a vinda do ladrão de Apo 3.03 que alguns não perceberão.
    &-Para mim são 03 salvações diferentes (antes da vinda). —
    Estes são os 3 exércitos de Deus: os “CHAMADOS”, “ELEITOS” e “FIÉIS” de apocalipse 17.14 e são também os exércitos que descem com ele em Apocalipse 19.14 para as bodas do cordeiro. – Paz!

  4. Pedro avisou que o julgamento começa pela casa de Deus. 1-Pedro 4.17 (recompensa pelo mal)
    ###São 03 portas diferentes: É importante saber as 4 lições sobre as vestes.
    #1° A troca de vestes; em Sardez. (nascer de novo) Moisés – IMENSA MULTIDÃO (Apo 19.01)
    #2° Os Nus recebem vestes novas; No 5°selo. (almas recebem descanso, ou seja o espirito) Jesus – Voz do trono (Apo 19.05)
    #3° Lavar as vestes sujas; ante a 7°trombeta (os corpos são revestidos de espirito) Elias – GRANDE MULTIDÃO (Apo 19.06) Depois da vinda;
    —4° Manter-se vestido para a vinda. (sobreviver na carne) Ló (fugitivos) Noé (deixados) Obs: – 7° Trombeta (Apo 11.18) DEGOLADOS e Servos, profetas e santos, recebem recompensa.
    —Confunde-se o arrebatamento de Enoque com o arrebatamento de Elias, um é diferente do outro; Enoque é antes da tribulação (dilúvio) e o de Elias e no final.
    —Depois do arrebatamento de Enoque os que morrerem nos 42 meses iniciais da última semana de Daniel são ressuscitados no 5°selo; (PORTA ESTREITA) estes são os mortos que JESUS traz consigo em I-Ts 4.14 e depois de 1260dias no arrebatamento de Elias ele transforma os vivos e ressuscita os que morrerem na Grande tribulação; ou seja, são os mortos do 6°selo; São dois tipos de mortos diferentes naquela ocasião, os mortos que JESUS traz consigo e os mortos que ainda estão aqui (I-Ts 4.16).
    —Quando o Armagedom acontecer (IRA), tanto a 1° salvação (Enoque/Moisés) quanto a 3°salvação (Elias) já aconteceram, isso sem falar na 2° salvação que é a ressurreição do 5° selo (Jesus) que é a porta aberta para os AMADOS de Filadélfia.
    Então: Nesse momento para se salvar tem que se fazer como Ló, fugir para não morrer, ou seja, ficar “Nu” pois o Senhor vem para pisar o lagar da ira de Deus.
    *É uma 4° salvação, porém circunstancial apenas para adentrar ao Milênio, ou seja, sobreviver no próprio corpo.
    Para mim Daniel 12.12 fala deste evento que o Messias compara com uma pesca, onde os peixes bons são colocados no cesto (arrebatados) e os ruins jogados fora (lagar da ira).
    *A repentina destruição são as 7 taças da Ira; Que acontece depois da morte da duas testemunhas.
    Quando disserem PAZ E SEGURANÇA!
    São os 3 dias e meio em que as (2)duas testemunhas (apo 11.10) ficarão mortas.
    É o momento em que “os habitam sobre a terra” estarão comemorando a morte delas;
    – E Quando elas ressuscitam é que ocorre o arrebatamento no final da grande tribulação; as 2 testemunhas serão ressuscitadas, mas os vivos serão transformados.
    – Agora sim! Se derrama a “ira” de Deus, a repentina destruição! 7 taças da ira (7° trombeta) –
    §§Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *