A Bondade de Deus na Correção

Uma das características do SENHOR é a Sua incomensurável bondade … Deus é bom no sentido pleno da palavra, Ele é a própria bondade … tudo o que Ele faz comunica esse atributo de alguma maneira e em algum nível.

Ao contrário do que muitos pensam, erroneamente, mesmo quando o SENHOR executa juízo que implica em dor e aflições aos Seus servos, ainda assim isso também comunica a Sua bondade. Às vezes Deus aflige aos homens para o seu bem temporal e eterno; para o bem das suas virtudes a fim de receberem o bem da Sua glória, que é ainda muito mais excelente; como está escrito …

se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome. Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? Por isso, também os que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.” (1 Pedro 4:16-19)

Pode alguém questionar a bondade de um pai que corrige o filho para impedir que o seu vício ou o seu mau comportamento causem a sua própria ruína, disciplinando-o então e por vezes até açoitando-o …, mas assim conduzindo-o à virtude e à honra? Crueldade e maldade seria o pai deixar o seu filho sem disciplina, deixá-lo miserável a uma situação à qual uma péssima educação o reduziria.

Quem se nega a castigar seu filho não o ama, mas o que o ama não hesita em discipliná-lo.” (Provérbios 13:24)

… quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11:32)

Não seria maior bondade de Deus separar-nos do mundo para a felicidade com o Seu açoite, do que deixar-nos cair na condenação do mundo pelos nossos pecados, mergulhados nos prazeres de nossas concupiscências vis? Davi entendia bem isso, pois conhecia profundamente a bondade de Deus, por isso ele disse:

… caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as Suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu.” (1 Crônicas 21:13b)

Como o SENHOR é o nosso pastor, não seria uma expressão do cuidado de Deus, às vezes, fazer-nos sentir o peso da Sua vara de pastor para fazer-nos retornar ao Seu caminho? O próprio SENHOR deixa isso bem claro quando faz a Sua aliança com Davi …

Se os seus filhos desprezarem a Minha lei e não andarem nos Meus juízos, se violarem os Meus preceitos e não guardarem os Meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade. Mas jamais retirarei dele a Minha bondade, nem desmentirei a Minha fidelidade. Não violarei a Minha aliança, nem modificarei o que os Meus lábios proferiram.” (Salmo 89:30-34)

A vantagem e o ganho das nossas dores e aflições constituem também, em conjunto com as nossas alegrias, um testemunho da bondade de Deus para conosco. A dor proveniente da disciplina, do açoite, é bem recompensada pelo acesso à glória superior, quando essa mesma dor nos direciona para os caminhos eternos …

Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.” (Provérbios 23:13)

… estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do SENHOR, nem desmaies quando por Ele és reprovado; porque o SENHOR corrige a quem ama e açoita a todo a quem recebe por filho.” (Hebreus 12:5,6)

Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da Sua santidade.” (Hebreus 12:10b)

Deus é sempre bom, não importa qual seja a circunstância, a Sua bondade é sempre comunicada … mesmo nos Seus mais duros e pesados juízos …

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente! 

2 thoughts to “A Bondade de Deus na Correção”

  1. Palavras de vida, quão precioso é o nosso soberano Deus, sou grato a Deus por sua vida meu irmão Dionei!

    Com amor e carinho,

    Em Cristo Jesus.

  2. OS AMADOS/ELEITOS são MAIS QUE VENCEDORES. Romanos 8.36, 37, 38 e 39.
    As virgens prudentes serão chamadas, as virgens insensatas que acordarem serão ressuscitadas com os Eleitos (AMADOS) no 5°selo e quem precisar de um pouco mais de açoites terá que mostrar fidelidade (os fiéis) que ficarão para o arrebatamento (ceifa);
    Leia-se a parábola do Servo Vigilante em Lucas 12.35.
    Lucas 12.48: “Bem aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim…sobre todos os seus bens o porá” Essa é a salvação das virgens prudentes.
    Lucas 12.47: ” E o servo que soube a vontade do senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites” Essa é a salvação das duas testemunhas que ressuscitam no 6°selo de apocalipse.
    E 3° (Lucas 12.48) “mas aquele servo que não soube, é fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado” aqui são as virgens insensatas que ressuscitam no 5°selo de apocalipse.

    Bodas!
    Para mim são 03 salvações diferentes (antes da vinda). Estes são os 3 exércitos de Deus: os “CHAMADOS”, “ELEITOS” e “FIÉIS” de apocalipse 17.14 e são também os exércitos que descem com ele em Apocalipse 19.14 para as bodas do cordeiro.
    Em Sardes (apo 3.03) Ele vem sobre “por cima” e fechará a porta para as 5virgens insensatas. (1°porta-graça) e muitos não perceberão!
    Muitos serão chamados (imensa multidão apo 19.01) mas poucos os escolhidos (o amigo Importuno, Lucas 11.05). Os escolhidos são aqueles que ficarão na primeira metade da última semana de Daniel para pregar quando a porta da graça se fechar para salvar as 5 virgens insensatas.
    Depois de 42 meses ele ressuscita a Filadélfia no 5°selo (é a 2°porta chamada estreita, Voz do trono, Apo 19.05). Na segunda metade da última semana de Daniel ele ressuscita “as Duas Testemunhas” e arrebata os fiéis até as nuvens; Eis a Ceifa. (3°porta- buraco de uma agulha)
    Explicação deste item: parábola do servo vigilante, Lucas 12.25; Quem estiver com lombo cingido (preparado ou servindo) será salvo (bem aventurado) pois está vigiando. (1° salvação/antes da última semana de Daniel) O servo que não soube a vontade do senhor e fez coisas erradas será castigado com poucos açoites (2°salvação/1°metade da última semana de Daniel)) O servo que soube a vontade do senhor e não fez será castigado com muitos açoites (3°salvação/na 2° metade da semana de Daniel)
    A vinda como Ladrão da Noite (Apo 16.15) é na vindima, TODOS verão.
    Aqui na vinda como Ladrão da Noite a salvação é não morrer (ficar com as próprias vestes) apenas sobreviver aquele tempo; Daniel 12.12.
    Explica-se: as 4 lições sobre as vestes.
    1° A troca de vestes; Em Sardes. Abandono do corpo físico e assunção do corpo espiritual.
    2° Os Nus recebem vestes novas; isso no 5°selo. Porta estreita. Todas as almas da primeira metade da grande tribulação quando o Espirito Santo estava ausente da terra, são socorridos com o descanso que é receber uma veste espiritual.
    3° Lavar as vestes sujas; Os que vem da Grande tribulação.
    4° Manter-se vestido para a vinda. Tipologia de Ló, “SAI DELA POVO MEU” … Saiam da Babilônia. Sobreviver no corpo carnal para adentrar ao milênio.
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *