Jesus Cristo “Escondido” no Salmo 22

O Salmo 22 é muito conhecido, ainda mais porque Jesus o cita quando está na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Sl 22:1); muitos ainda interpretam erroneamente as palavras de Jesus naquela hora, porém naquele momento Jesus estava também passando uma mensagem aos ouvintes, tal como faziam os Rabinos da época que citavam um trecho das Escrituras para que os seus ouvintes entendessem o contexto ao que se referia e queria ensinar ou enfatizar. Da mesma forma Jesus estava dizendo, com a citação do Salmo 22, que o que ocorria naquele momento estava descrito neste Salmo … e não é por acaso que o Salmo cita, por exemplo:

Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: Confiou no SENHOR! Livre-o Ele; salve-o, pois nEle tem prazer.” (Salmo 22:7,8)

Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.” (Salmo 22:16)

Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.” (Salmo 22:18)

Hão de vir anunciar a justiça dEle; ao povo que há de nascer, contarão que foi Ele quem o fez.” (Salmo 22:31)

Estes são apenas exemplos que mostram que o Salmo 22 descreve o que ocorria naquele momento da cruz com uma riqueza de detalhes que poucos percebem, visto que parte da brutalidade da crucificação e do movimento alucinante que estava ocorrendo no mundo espiritual estão ali descritos, pois cada verso esconde eventos e acontecimentos que estavam se passando naquele momento da cruz e o resultado de tudo isso que seria visto na posteridade, como enfatiza o último verso do Salmo. Além disso, cabe lembrar que 22 aponta para a última letra do alfabeto hebraico, a letra Tav ( ת ), só que essa letra originalmente, no proto-hebraico, era um pictograma … o símbolo de uma cruz (“✝️”), então literalmente o Salmo 22 é o Salmo da ✝️.

Outro dia, permitindo o SENHOR, talvez eu aborde mais detalhes dessas questões em outros artigos. Aqui eu quero mostrar que o SENHOR intencionalmente colocou no texto em si do Salmo 22, literalmente, codificado o nome do Messias, de Jesus no hebraico … escondido no texto várias e várias vezes. Para isso eu vou usar como chave para decifrar o código a famosa técnica de “Sequência de Letras Equidistantes” sobre o texto em hebraico original, como você pode perceber na imagem que está no início deste artigo.

No hebraico da imagem acima, o título do Salmo é considerado o primeiro verso e faz parte do mesmo, como está nos originais, um pouco diferente do que temos em nossa Bíblia em Português que não começa dessa forma, por isso a diferença entre os versículos da imagem e os da Bíblia em Português. Sendo assim, observando a imagem, perceba que:

– No versículo 7 da imagem acima  ( “Mas eu sou verme e não homem …“, versículo 6 da versão em Português ) … em hebraico ואנכי תולעת ולא־איש, começando pela letra Yud ( י ), a última letra da palavra ואנכי, pegando uma letra a cada 11 letras (da direita para a esquerda) nós vemos a palavra ישוע = ( Yeshua = Jesus ). Você pode ver isso destacado pelos quadrados vermelhos na imagem do artigo.

– No versículo 12 da imagem acima ( “… e não há quem me acuda“, versículo 11 da versão em Português ) … em hebraico כי־אין עוזר, começando pela letra do meio na palavra אין, pegando uma letra a cada 45 letras (da esquerda para a direita), nós vemos as palavras ישוע משיח = ( Yeshua Mashiah = Jesus Messias = Jesus Cristo ). Você pode ver isso destacado pelos quadrados azuis na imagem do artigo.

– No versículo 15 da imagem acima ( “… e todos os meus ossos se desconjuntaram“, versículo 14 da versão em Português ) … em hebraico והתפרדו כל־עצמותי היה, começando pela letra do meio na palavra היה, pegando uma letra a cada 26 letras (da direita para a esquerda) nós vemos a palavra ישוע = ( Yeshua = Jesus ). É interessante ressaltar aqui que o número 26 é especial e significativo, pois é o valor do nome sagrado de Deus em hebraico יהוה, como está no versículo “Confiou no SENHOR [ יהוה ]” (Salmo 22:8). Você pode ver isso destacado pelos quadrados verdes na imagem do artigo.

– No versículo 15 da imagem acima. Começando pela primeira letra Mem ( מ ) na última palavra ( מעי ) do versículo, pegando uma letra a cada 9 letras (da direita para a esquerda) nós vemos a palavra משיח = Mashiah = Messias = Cristo ). Você pode ver isso destacado pelos quadrados laranjas na imagem do artigo.

Vou parar por aqui, acredito que você já percebeu como o SENHOR codificou diversas mensagens nos textos, à exemplo do que vimos agora. Mas nesse texto do Salmo 22 há ainda muito mais do que isso que apresentei aqui, nele você pode ainda encontrar vários termos: sua cruz, Torah, suas mãos, seus pés, seus inimigos, entre muitos outros; porém não quero tornar esse artigo ainda maior, a idéia é que você perceba que as Escrituras escondem em si muito mais do que aparenta e tudo isso aponta cada vez mais para o SENHOR que é Majestoso e Glorioso como nenhum outro.

Como está escrito …

A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.” (Provérbios 25:2)

Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque Teu é tudo quanto há nos céus e na terra; Teu, SENHOR, é o reino, e Tu Te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de Ti, Tu dominas sobre tudo, na Tua mão há força e poder; Contigo está o engrandecer e a tudo dar força.” (1 Crônicas 29:11,12)

Que o SENHOR lhe abençoe com sabedoria e conhecimento! 🙏❤️

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *