É Importante SER Antes de FAZER

Marta agitava-se ( περισπαω perispao ) de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:40-42)

O termo em grego traduzido como “agitada”, “ocupada” … περισπαω “perispao” … também significa “distração ou um estado de estresse mental, ou estar superocupado, bastante atarefado”, sendo assim pode-se perceber que o foco de Marta não estava em Jesus quando ela realizava as suas tarefas. Portanto, ao meditar rapidamente nesse pequeno trecho, podemos inferir que:

  • Marta é uma boa representante de nossa geração: cheia de trabalho e atividades, mas com reduzido (ou inexistente) tempo dedicado à meditação, à oração e ao estudo.
  • Maria representa a alma faminta que dá atenção às necessidades da alma e do espírito.
  • É importante SER antes de se tentar FAZER.
  • Em muitos casos, os que buscam “fazer” antes de “ser”, acabam querendo “sabotar” e dificultar a vida daqueles que buscam “ser” antes de “fazer”.
  • É possível se cultivar uma abóbora notável em poucos meses, mas são necessários cem anos para que se desenvolva um carvalho. No entanto, uma tempestade derruba uma aboboreira em poucos minutos, ao passo que o carvalho a ela resiste … ou seja, buscar resultados rápidos normalmente denotam em pouca consistência e em uma estrutura deficiente, enquanto que resultados duradouros e com base sólida requerem tempo e dedicação ao que realmente é importante.

Davi, nessa situação, estaria alinhado com Maria quando escreveu …

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no Seu templo.” (Salmo 27:4) 🙏❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *